O que é Exu Ona?

Perguntado por: ocoutinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Exu Divindade que faz conexão entre o mundo dos homens, a Terra, e os mundos dos Orixás, o Céu. Mora em todos os caminhos, cumpre seu papel como deus, mas se diverte como os homens. Realiza a transformação através da transgressão, ensina pregando peças, conduz pela atração.

ONÃ significa caminho em yorubá, lingua matriz da cultura presente no candomblé da nção de Keto. E é através desta riquesa que este empreendimento atua, fazendo da arte um veículo de educação.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Ou ainda representam Exu em uma estatueta enfeitada com fileiras de búzios tendo em suas mãos pequeninas cabaças onde ele, Exu, carrega diversos pós de elementais da terra utilizados de forma bem precisa, em seus trabalhos.

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca). Dia: segunda-feira, ótimo para acordos.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Sendo assim, ele come primeiro para poder levar as mensagens a serem entregues aos outros Orixás. Se Exu não come, a oferenda não é entregue. Todos dependem dele, enquanto ser intermediário, devorador e restituidor de força. Ele é o intermediário, mas também, e por isso mesmo, aquele de quem todos dependem.

As muitas faces da natureza de Exu acham-se apresentadas nos odus e em outras formas de narrativa oral iorubá: sua competência como estrategista, sua inclinação para o lúdico, sua fidelidade à palavra e à verdade, seu bom senso e ponderação, que propiciam sensatez e discernimento para julgar com justiça e sabedoria.

Segunda na Umbanda: oração a Exú
Laroiê, Exú! Meu Exú, vem em meu auxílio e dê-me consciência e tranquilidade no amor, trazendo harmonia e paz à vida com meu (futuro) amado. Que Meu Exú venha em meu socorro e olhe por minhas dores e desesperos, indicando uma solução e a direção que devo tomar em cada situação.

Aqui, o ponto se volta para Apavenã, senhor das oferendas, o mensageiro que é sempre o primeiro a ser chamado e louvado em todos os rituais.

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Na época do movimento 'Ele Não', estava deitada para o santo ('Deitar pro Santo' é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo).

Saudação a Exu
E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”. Quando apontamos aos mãos para baixo, significa que estamos entregando a terra e a Exu as energias mais densas.

Pierre, conhecido por Lorde da Morte, este Exu teve em sua história muitas tristezas, uma delas foi não ser reconhecido como lorde. Inclusive Pierre... Após isso chegou ao plano espiritual com o título Lorde da Morte e posteriormente Exu da Morte na mesma linha seguem os Exus de cemitérios e Exu Caveira.