O que é extrema urgência?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte.

nestas indústrias são de extrema importância.

Situações de urgência

  • Torções, luxações e fraturas;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Dor abdominal de intensidade moderada;
  • Febre maior que 38 graus há mais de 48 horas;
  • Retenção urinária em pacientes idosos.

Dessa forma, ambas as definições pressupõem atendimento médico rápido e proporcional a sua gravidade, sendo a emergência mais grave que a urgência.

Pacientes de risco
Um paciente só é considerado de alto risco cirúrgico quando a probabilidade de morte for superior a 5% após a realização do procedimento. Quando o índice atinge 20% ou mais, ele passa a ser considerado de muito alto risco.

Pressa e rapidez: 2 pressa, rapidez, presteza, prontidão, celeridade, brevidade, velocidade, agilidade, atividade, ligeireza, ligeirice, fugacidade, aceleração, aceleramento, impaciência.

v. 1. Fazer chegar ou chegar ao extremo, ao máximo [td. : Os filmes violentos extremam a prática real da violência.]

Radical e intransigente: 1 extrema, intransigente, extremista, radical, excessiva, exagerada, drástica.

substantivo masculino O ponto mais longínquo, distante; extremidade, termo: o extremo de sua fazenda esbarra num rio. substantivo masculino plural Carinho excessivo: trata os netos com extremos. Recursos derradeiros: os extremos de um projeto. O que vai além do normal; exagerados.

Apesar disso, existem algumas situações clínicas que classificam o paciente imediatamente como grave: a alteração aguda do sensório, a insuficiência respiratória aguda e o choque. Cada uma dessas é uma afecção de um dos grandes sistemas responsáveis pela manutenção da vida: nervoso central, respiratório e circulatório.

O pronto-socorro deve ser procurado nos casos que implicam em risco imediato de morte ou lesões irreparáveis, ou seja, situações que não podem esperar consulta marcada. Caso contrário, a orientação é evitar as unidades de pronto atendimento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192.

A cor vermelha indica emergências com alto risco de morte; laranja, casos muito urgentes; amarela, urgências moderadas; verde, urgências menores; e azul, não urgências.

São os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua vida ou a sua saúde, com o fim de manter as suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que receba assistência médica especializada.

A classificação de risco é utilizada no acolhimento hospitalar para se fazer uma avaliação inicial do paciente e determinar a necessidade de um atendimento mais urgente. Esse método permite saber a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações.

Situações de Emergência

  1. Não tire as vítimas do local. Em casos de quedas ou acidentes graves, não devemos mexer na vítima. ...
  2. Converse com as vítimas que estão conscientes. Tente manter as vítimas que estão conscientes ainda nesse estado. ...
  3. Aguarde os socorristas. Tente manter a calma e transmitir isso para as vítimas.

Emergência é tudo aquilo que implica em um risco iminente de morte, que deve ser diagnosticado e tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Quando a pessoa necessita de assistência médica imediata, pois há risco potencial de morte, ela deve ser encaminhada ao plantão hospitalar.

Ferimento por arma de fogo ou arma branca; Soterramento ou desabamento com vítimas; Crises convulsivas; Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

O paciente necessita de atendimento imediato e possui risco de morte. Caso grave. O paciente precisa de atendimento o mais prontamente possível. Caso de gravidade moderada, não considerada como emergência, pois o paciente possui condições clínicas para aguardar.

Essa exigência considera, além da quantidade de colaboradores, o grau de risco da organização, que vai de 1 a 4 – em geral, hospitais são classificados como grau de risco 3.

As atividades consideradas de alto risco incluídas foram fabricação de produtos de panificação industrial, fabricação de alimentos dietéticos e complementos alimentares, fabricação de bebidas isotônicas, fabricação de abrasivos, e geração de energia elétrica.