O que é Extratificar?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Dispor ou colocar em camadas sobrepostas ou em estratos.

A monitoria de análise estratificada de atendente nada mais é do que olhar o que está sendo feito pelos funcionários e avaliar se aquela forma é a melhor possível para o cliente. Isto é, observar a realização das tarefas e, se houver algum ponto de incorreção, aplicar as ações adequadas.

Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe. A escravidão é uma forma extrema de desigualdade.

O principal objetivo da estratificação social no âmbito dos estudos da Sociologia é compreender o funcionamento da organização hierárquica de uma sociedade. Além disso, também visa identificar as principais distinções entre as classes sociais e como as desigualdades são socialmente construídas.

A estratificação é o processo de dividir os membros da população em subgrupos homogêneos antes da amostragem. Os estratos devem definir uma partição da população. Ou seja, deve ser coletivamente exaustivo e mutuamente exclusivo: cada elemento da população deve ser atribuído a um e apenas um estrato.

Com isso, percebemos que falar em sociedade estratificada significa falar de uma organização social marcada pela categorização dos indivíduos em níveis sociais. Desse modo, esse tipo de sociedade se opõe ao sistema socioeconômico que seria atingido através das etapas descritas pelo socialismo científico.

Resposta: Do Latim STRATUM, “camada, cobertura”, particípio passado de STERNERE, “espalhar, recobrir com”.

Consiste em distribuir previamente por estratos determinado conjunto ou todo que se quer estudar. A Estratificação dos dados evita a análise de dados que provém de diferentes fontes mas acabam sendo tratados igualmente sem distinção. O objetivo da estratificação é dividir os dados do todo de um problema.

A amostragem estratificada consiste em especificar quantos elementos da amostra serão retirados em cada estrato. É costume considerar três tipos de amostragem estratificada: uniforme, proporcional e ótima. Na amostragem estratificada uniforme, sorteia-se igual número de elementos em cada estrato.

Estratificação Profissional: nesse caso, essa estratificação ou hierarquia é promovida pelo valor atribuído a cada profissão, ou seja, profissões como médicos, advogados são mais valorizadas que profissões como artesãos, artistas, professores.

Ou seja, a estratificação social é a divisão de um povo conforme um elemento específico. Essa separação resulta na formação das camadas ou estratos sociais. Por exemplo, a sociedade de castas é dividida a partir de um caráter cultural: na Índia, a relação do indivíduo com deus é o foco da ordem social.

Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder); Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade.

Não envolve apenas critérios econômicos, mas leva em consideração, também, as crenças e as práticas culturais. Comumente, na cultura ocidental capitalista, as divisões acontecem em três níveis principais: classe baixa, classe média e classe alta.

A estratificação urbana ocorre quando uma parcela da população é afastada do centro de um conjunto urbano e tem acesso precário a serviços básicos. As desigualdades sociais fazem parte do nosso cotidiano social.

O processo de “estratificação social” caracteriza-se pela divisão da sociedade em grupos desiguais. Desigualdades permeiam todas as sociedades e estão no centro dos debates políticos envolvendo ações afirmativas, políticas de transferência de renda e bem-estar social, e desemprego conjuntural.