O que é explicativa exemplos?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Conjunções explicativas exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções explicativas: Estude, porque é importante! Siga corretamente a receita, assim conseguirá preparar o prato.

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois). Ela estava comemorando, porque foi aprovada.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior.

Incluir informações obrigatórias que não estejam presentes em outras partes do documento; Destacar dados que, mesmo não obrigatórios, sejam relevantes para a compreensão dos registros; Apresentar as notas de maneira sistêmica; Indicar em cada item a referência para a nota explicativa específica.

Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.

O que é pesquisa explicativa? As pesquisas explicativas buscam identificar e explicar as causas do objeto de estudo. Assim, ela é realizada com o objetivo de mostrar a realidade ao explicar o porquê das coisas.

Quando funcionar como uma conjunção explicativa, o “que” virá, em geral, após expressões no imperativo. Terá um sentido equivalente à conjunção “pois”. Exprimirá um sentido de explicação. Introduzirá uma oração coordenada sindética explicativa.

As explicativas aparecem entre vírgulas e acrescentam informações e qualidades ao termo anterior.

As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo: Não choveu, porque nada está molhado.

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

RESUMINDO: Se a oração iniciada pela conjunção indicar a causa da oração anterior (ou se a oração principal for a consequência da subordinada), a conjunção é causal. Caso contrário, é uma explicativa.

Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese. É isso! Até a próxima semana!

Em algumas ocasiões, COMO é um verbo, e significa comer, alimentar-se. Exemplo: Eu como frutas e verduras todos os dias. Nesse caso, aparecerá sempre em início de frases interrogativas diretas, e irá se referir ao modo do verbo. Exemplo: Como terminaremos o trabalho?

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.

a) conjunção coordenativa aditiva: equivale a “bem como”. – Não só estudo, como trabalho. b) conjunção subordinativa causal: equivale a “porque” e aparece em início de frase. – Como estudamos muito por anos, fomos aprovados em Medicina.