O que é explicação exemplos?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Ato de averiguar a causa, o motivo, a razão de; justificação: explicação do fenômeno da chuva; explicação da cena do crime. Todo fato que se usa para dar uma justificativa: explicação do acidente. Reparação de um insulto; satisfação: ainda não consegui dar uma explicação a ela; exijo uma explicação para tal medida.

Exemplos de comparação
“É que teu riso penetra n'alma/Como a harmonia de uma orquestra santa.” (Castro Alves) “Meu amor me ensinou a ser simples como um largo de igreja.” (Oswald de Andrade) “Meu coração tombou na vida/tal qual uma estrela ferida/pela flecha de um caçador”.

Significado de Condição
substantivo feminino Característica, aspecto ou essência que determina algo ou alguém: condição humana; condição financeira. Estado em que algo ou alguém se encontra: o carro está em boas condições; o doente está em péssimas condições.

Os Parênteses ( () ) são sinais de pontuação usados para dar explicações, fazer observações acessórias, comentários ou reflexões.

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

Exemplos de metonímia de vários tipos
Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. Autor pela obra: Muitas vezes, li Camões. Inventor pelo Invento: Por que esperar?

Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.

A comparação é uma figura de linguagem usada para descrever elementos por meio de características de outros elementos, estabelecendo uma ligação entre suas qualidades. Para isso, ela utiliza algumas expressões que explicitam a analogia feita.

A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).

1 confrontação, conferência, cotejo, confronto, acareação, colação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Paralelo estabelecido entre dois termos: 2 analogia, paralelo, paridade, semelhança.

Consequência é um termo que caracteriza o resultado, reação ou efeito produzido de um acontecimento ou uma ação. Normalmente este termo está relacionado com a causa ou frequência que ocorre seguida a um conjunto de condições relativas a uma ação. Exemplos: “O resultado foi consequência de muito trabalho e esforço”.

Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas.

Além de advérbios e locuções adverbais, como talvez, se calhar, possivelmente, etc., a hipótese e a condição exprimem-se por meio de orações introduzidas pelas chamadas conjunções e locuções subordinativas condicionais: se, aliás, a não ser que, salvo se, contanto que, sem que, desde que, a menos que, quando (que ...

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.