O que e Experimentação Zootécnica?

Perguntado por: afarias3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Podemos definir Experimentação Zootécnica como o conjunto de procedimentos e métodos estatísticos que permitem a elaboração, implantação e análise de estudos científicos direcionados para à área de Zootecnia.

A favor: Os testes com animais beneficiam também os próprios animais, pois são usados no desenvolvimento de rações, vacinas e medicamentos veterinários. Contra: Nem sempre os resultados obtidos em animais são os mesmos obtidos posteriormente em humanos.

Um animal é imobilizado e a substância a ser testada é aplicada na pele ou olho do animal. Pinças podem ser usadas para manter os olhos do animal abertos. A substância chega a ser deixada na pele ou olho por até 14 dias enquanto seus efeitos são monitorados.

De acordo com a Coligação Europeia para o Fim das Experiências em Animais cerca de 115 milhões de animais são usados em pesquisas, por ano, em todo o mundo, sendo que três milhões morrem.

Existe um compromisso da comunidade científica mundial em seguir os Princípios de Russell-Burch (1959) de “redução, substituição e refinamento” no uso de animais, conhecido como Princípio dos 3R's.

Dois tipos de experimentações são classicamente tratados em sala de aula, a experimentação investigativa e a ilustrativa (DELIZOICOV, 1991; GIORDAN, 1999; FRANCISCO, et al. 2008). Enquanto a experimentação investigativa é realizada anteriormente à teoria e, a outra, ilustrativa, é realizada após a teoria.

As atividades experimentais devem ser bem planejadas, pois dessa maneira favorecem o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, propiciando meios de motivá-los e envolvê-los com os temas a serem estudados, oportunizando a compreensão e a interpretação dos fenômenos que ocorrem no seu dia-a-dia, desmistificando o ...

O fato é que a experimentação constitui uma ação fundamental para antecipar falhas e reduzir custos. Aplicada da maneira adequada, como parte do processo criativo, ela melhora a visão para solucionar problemas e para identificar qual papel de determinado produto nos planos da empresa.

Macacos, cachorros, coelhos, porquinhos-da-índia, bovinos e aves são algumas das espécies mais utilizadas pelos cientistas.

Embora o termo cobaia tenha se popularizado e se tornado sinônimo de qualquer animal utilizado em experimentos, o camundongo é, de longe, o animal mais usado nas pesquisas.

Dentre as consequências, estão a dor, cegueira, convulsão, queimaduras, hemorragias e, principalmente, a morte do animal.

Híbrido de humano-ovelha é criado em laboratório – entenda os fatos | National Geographic.

O objeto de análise é a Lei Arouca como regulamentadora do inciso VII, § 1º do artigo 225 da CFRB/98, que tem como função impor limites nos procedimentos e no uso de animais em estudos científicos, garantir o mínimo de conforto e higiene nos cativeiros e amparar os animais em caso de abusos e maus tratos.

1- Menos de 2% das doenças humanas são observadas em animais. 2- Testes em animais e os resultados nos humanos concordam somente de 5 a 25% das vezes. 3- 95% das drogas homologadas por testes em animais são imediatamente descartadas como desnecessárias ou perigosas ao humanos.

Austrália, Israel, Índia, Guatemala, Noruega, Nova Zelândia, Suíça e Turquia proibiram totalmente os testes em animais.

Os 10 países que mais testam animais são China, Japão, EUA, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido, Brasil, Alemanha e França. Muitos associam os testes em animais a roedores e coelhos, porém estima-se que, em 2015, 207.724 testes foram conduzidos em cachorros e 158.780 testes usaram macacos.

- O cigarro é aplicado na pele do animal para promover o crescimento de tumores cutâneos. - Dispositivos são instalados nas cabeças dos animais para estudar os efeitos do tabaco.

Normalmente, os produtos são submetidos a um teste com material in vitro e, posteriormente, são utilizados animais de pequeno porte, como o rato, e, por fim, animais de grande porte, como os cães. Após esses procedimentos, os testes passam a ser realizados em humanos.

Os 8 R's são: refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar. São 8 semanas de postagem, cada semana postamos 1 artigo que irá emitir a nossa opinião a respeito de uma teoria que em si é muito bonita, mas na prática ainda não vemos com frequência.

Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

5 passos para você aplicar a cultura de experimentação

  1. Cultura da empresa. O primeiro passo para implementar uma cultura de experimentação é garantir que as ideias de todos em uma organização sejam ouvidas. ...
  2. Hipóteses. ...
  3. Observação. ...
  4. Mensuração. ...
  5. Aprendizado.
Continuar lendo