O que é exocitose e exemplos?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A exocitose é usada pelas células para libertarem para o meio externo moléculas grandes, não passíveis de atravessar a membrana por processos de difusão ou transporte ativo. Um exemplo de exocitose é a secreção de hormonas nas glândulas endócrinas.

Um exemplo de endocitose no corpo humano é a absorção de colesterol para a síntese de membrana e outros esteroides.

Para que ocorra a exocitose, a vesícula que contém a substância que será eliminada deve entrar em contato com a membrana. Nesse momento ocorre a fusão da vesícula e a eliminação da substância que estava em seu interior.

Todos os indivíduos eucariontes, unicelulares e pluricelular, realizam a endocitose. Nos unicelulares, a endocitose é fundamental para a nutrição desses microrganismos. Protozoários se alimentam através de fagocitose e pinocitose.

A fagocitose é uma ingestão de partículas sólidas com a formação de vesículas chamadas fagossomos, enquanto a pinocitose é a ingestão de partículas líquidas com a formação de vesículas chamadas de presuntos.

Podemos classificar a endocitose em três tipos principais: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.

Lembre-se de que “endo” significa dentro, enquanto “exo” significa fora. Logo, endocitose é o leva partículas para dentro da célula e exocitose é o que as elimina. Endocitose é o processo de captura de partículas pela célula e a exocitose é o processo de eliminação de partículas pela célula.

A secreção celular e o complexo golgiense apresentam uma estreita relação, uma vez que é essa organela a responsável por esse importante processo celular. O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção.

Na Exocitose o objetivo pode ser o de exteriorização de resíduos da digestão intracelular, sendo assim denominada Clasmocitose ou Excreção. Por outro lado, quando a substância a ser exportada tem origem ou passagem nas organelas de síntese da própria célula, o processo é denominado Secreção.

A fagocitose é um tipo de endocitose e está relacionada com a alimentação de protozoários e a defesa do nosso corpo contra micro-organismos. Na fagocitose, uma célula engloba uma partícula utilizando pseudópodes. Fagocitose é um processo pelo qual a célula ingere partículas grandes, como micro-organismos.

Endocitose é o processo através do qual as células captam macromoléculas, substâncias particuladas e, em casos especializados outras células. A exocitose, constitui um processo de eliminação de compostos contidos em vesículas, sem que haja permeabilização através da membrana celular.

A) Difusão Simples; B) Difusão facilitada; C) Entrada de substância regulada; D) Saída de substância regulada; E) Bombas de íons; F e G) Transportes vesiculares (representada na figura pela exocitose e pela endocitose mediada).

Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.

Osmose: é um tipo especial de difusão e, nesse caso, a substância que se difunde pela célula é a água. Nas células, a água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado.

A palavra endocitose significa "dentro da célula" e refere-se ao processo de entrada de substâncias na célula. Existem dois tipos de endocitose: a fagocitose e a pinocitose. Como vimos, a fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes.

A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada.

A principal diferença que o estudante precisa saber entre a endocitose e a exocitose é que um processo se relaciona com a entrada de partículas (tanto no estado sólido quanto no estado líquido), enquanto o outro é um recurso utilizado pela célula para expulsar partículas (seja elas que foram capturadas pela endocitose, ...

A fagocitose é um processo natural do organismo em que as células do sistema imunológico englobam partículas grandes por meio da emissão de pseudópodes, que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.