O que é excretado no leite materno?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Uma vez no sangue materno, os medicamentos podem ser excretados parcialmente para a glândula mamária e, daí, para o leite . Assim, a presença e/ou a concentração da droga no leite dependerá, dentre outros fatores, da via de administração à mãe .

Lembrando que após o início da dieta adequada, demora cerca de quatro dias para que não sejam mais identificados proteínas do leite de vaca e soja ingeridos pela mãe. O leite materno é o mais rico em lactose e sempre vai haver lactose, independente de qualquer dieta materna.

A produção de leite é um processo de oferta e demanda. Quanto mais você amamenta e ordenha o leite, maior é a sua produção. Se você diminuir a amamentação ou a ordenha por vários dias, a quantidade de leite vai diminuir e você pode esperar uma diminuição na quantidade ordenhada.

Certos estudos, afirmam que o consumo de chá de jasmim e do tempero de salsa pode ser bom para saber como secar o leite materno. Os dois ajudam a diminuir o níveis de prolactina, hormônio que ajuda na produção do leite.

Para identificar se o bebê mamou o suficiente, a mãe deve verificar se o peito que o bebê mamou está mais vazio, ficando ligeiramente mais mole do que antes. Outra opção para confirmar se o peito esvaziou é pressionar perto do mamilo para verificar se ainda sai leite.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  • Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  • Desidratação.

De acordo com a ginecologista, alguns alimentos consumidos pela mãe podem afetar as próprias características do leite, como o cheiro e o sabor. “Alimentos com sabor forte, como alho, pimenta ou molho de soja, podem alterar o sabor do leite materno.

O bebê pode ter alergia ao leite materno? Não existem registros de qualquer tipo de alergia ao leite materno. No entanto, quando a mãe lactante ingere leite, seus derivados ou alimentos com a substância na composição, a proteína do leite passa para o bebê por meio do leite materno, causando possível reação na criança.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  1. náuseas e vômitos;
  2. cólicas, dor abdominal e inchaço;
  3. diarreia aquosa explosiva;
  4. distensão abdominal;
  5. gases;
  6. assaduras.

Quando a criança produz pouca lactase, esse carboidrato chega intacto ao intestino, fermenta e provoca diversos sintomas. Dependendo do nível de gravidade, os sintomas da intolerância à lactose podem surgir em minutos, horas ou até dias após o consumo do leite.

As mulheres que amamentam podem fazer o uso de chá de plantas como a camomila, erva doce, erva cidreira, melissa, mas nunca como fitoterápicos.

Introduzir isso em lanches é uma excelente opção pra mãe ter energia suficiente pra poder dar conta da demanda do bebê e também pra produção de leite. É uma execelente fonte. E não só a tapioca, mas comer a própria mandioca também é uma fonte nutricional muito interessante".

Nunca coloque o seu bebê deitado após a mamada.
O ato de arrotar evita o refluxo e o engasgamento. Por isso, é indicado que, depois de terminar a mamada, você coloque a cabecinha do seu filho mais elevada que o corpo. Jamais deite seu bebê logo após a mamada.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);

Se ele mamar só em um peito, você pode retirar leite do outro. Geralmente o melhor horário para tirar leite é na primeira mamada do dia, na parte da manhã, pois é o pico da produção de leite e há maior acúmulo devido ao maior intervalo entre a última mamada.