O que é excesso de base na gasometria?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Este valor é fixo, e funciona como uma espécie de valor de referência esperado para a soma das bases. Se todas as bases somadas não corresponde ao valor de referência do Buffer Base, esse excesso é o Base Excess.

Os distúrbios ácidos-básicos (DAB) ocorrem devido ao desequilíbrio do pH sanguíneo. Trata-se de problemas clínicos frequentes, como a acidose tubular, acidose lática e cetoacidose diabética, e seu tratamento depende do diagnóstico médico e da identificação do distúrbio.

Acidose é um excesso de ácido no sangue, com pH abaixo de 7,35, e alcalose é um excesso de base no sangue, com pH acima de 7,45. Muitos distúrbios e doenças podem interferir no controle do pH do sangue, causando acidose ou alcalose.

À medida que a acidose se agrava, a pessoa começa a se sentir extremamente fraca e sonolenta e pode se sentir confusa e com náusea. Em casos graves, podem surgir problemas cardíacos e a pressão arterial pode cair, dando origem a choque, coma e morte.

Acidose é uma condição em que há um desequilíbrio nos níveis de ácido presentes no sangue. Isso pode acontecer por conta de um aumento na produção de ácidos naturais do corpo humano ou mesmo devido a problemas no pulmão que causam um acúmulo de gás carbônico na corrente sanguínea, por exemplo.

Na acidose respiratória crônica (como ocorre com o paciente com DPOC) há níveis elevados de PaCO2, mas o pH encontra-se normal, devido à compensação renal. Os sinais e sintomas da acidose respiratória relacionados com o sistema pulmonar incluem dispneia e respirações superficiais.

Uma reação ácido-base é uma reação química que ocorre entre um ácido e uma base. Diversos conceitos existem os quais provêem definições alternativas para os mecanismos de reação envolvidos e suas aplicações em resolver problemas relacionados.

O tratamento consiste no fornecimento de ventilação adequada por entubação endotraqueal ou ventilação com pressão positiva não invasiva (para indicações específicas e procedimentos, ver Visão geral de insuficiência respiratória.

Alcalose é o nome de um distúrbio metabólico, ou seja, é o processo que o corpo sofre quando seus fluídos tomam consistência mais alcalina. As causas da Alcalose determinam o seu tipo, sendo eles: Alcalose metabólica: Causada por existir perda excessiva de substâncias ácidas e ganho excessivo de base.

Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação. Assim, temos uma acidose metabólica COMPENSADA. Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe também uma alcalose respiratória associada.

O equilíbrio ácido-base é um processo complexo, essencial para manter um pH extracelular estável que permita o normal funcionamento celular. A manutenção de um pH normal depende assim do balanço entre a produção e o consumo de ácido ou base e do seu metabolismo ou excreção.

Primeiro passo para identificar a acidose metabólica
Para começar, pegue a gasometria e compare com os valores de referência. Na acidose, o pH vai estar mais baixo do que 7,35.

Diagnóstico da alcalose
O médico avalia o equilíbrio ácido-base de uma pessoa medindo o pH e os níveis de dióxido de carbono (um ácido) e bicarbonato (uma base) no sangue. Para saber mais sobre a causa da alcalose, o médico também mede a concentração dos eletrólitos em amostras de sangue e de urina.

Quando o médico não consegue determinar a causa exata da acidose, ele pode indicar o uso de bicarbonato de sódio para elevar o pH do sangue. Esse tratamento pode ser adotado para tratar qualquer tipo de acidose. Geralmente, o tratamento é feito por via oral ou por meio do gotejamento intravenoso de bicarbonato.

Os distúrbios acidobásicos metabólicos são aqueles que alteram primariamente os valores do HCO3 na gasometria, já os respiratórios, modificam primariamente os valores de pCO2 na gasometria.

Dicas para prevenir a acidose ruminal

  1. Delimite em até 40% a quantidade de grãos em relação a matéria seca;
  2. Evite servir a quantidade de grãos de uma única vez;
  3. Fracione em duas ou três vezes as refeições durante o dia;
  4. Não sirva ração ou concentrado quando os animais estiverem com fome.

A pH do sangue é mensurado por um exame de sangue chamado gasometria arterial. Porém, esse exame é feito apenas em casos extremos, quando o paciente se encontra em uma UTI ou CTI.