O que é exantema Morbiliforme?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Exantema morbiliforme: aparece como pequenas pápulas de 3 a 10 mm avermelhadas, lenticulares ou numulares, permeadas por pele sã, podendo confluir.

manifestações cutâneas: exantema geralmente não característico, podendo ser maculopapular, vesicular, petequial, morbiliforme, urticariforme, escarlatiniforme, rubeoliforme e pustular (Echovírus 9: exantema petequial; Coxsackie A16 e Enterovírus 71: síndrome mão-pé-boca);

Exantema é uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação. Sua causa pode ser infecciosa, alérgica, tóxica, física, etc. Os exantemas podem se manifestar desde manchas planas até pequenas vesículas ou bolhas.

É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Dura de algumas horas até três dias. O tratamento é feito com antitérmicos.

Sintomas possíveis

  1. Febre alta (perto dos 39°C)
  2. Irritação e erupções na pele (manchas rosas)
  3. Fadiga.
  4. Perda de apetite.

O tratamento da roséola é feito com medicamentos analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas da doença com bastante hidratação e repouso. É importante controlar e baixar a febre, pois a febre muito alta pode provocar convulsões.

Rubor: eritema rubro, conseqüente de vasocongestão ativa ou arterial com aumento de temperatura. Exantema: eritema generalizado, agudo, de duração relativamente curta. Pode ser morbiliforme ou rubeoliforme, quando há áreas de eritema entremeadas com áreas de pele sã ou escarlatiniforme quando é difuso e uniforme.

Diagnóstico do eritema infeccioso
pode ser afastada pelos testes sorológicos, podendo também ser útil a história de exposição à doença.

Uma erupção cutânea é uma alteração anômala na textura ou cor da pele. As causas conhecidas de erupções cutâneas incluem irritação, alergias, medicamentos e infecções bacterianas, fúngicas ou virais. A erupção inclui vermelhidão, descamação de cor branca ou amarela, espinhas peroladas, nódulos e cistos.

Dengue, Chicungunha e febre Zika
A erupção cutânea dessas viroses é chamada de rash maculopapular, ou seja, manchas avermelhadas com pontos com discreto relevo.

Tratamento. Não há vacina contra a roséola. O tratamento é sintomático, com medicamentos para baixar a febre, pois, se subir muito, há o risco de ocorrerem convulsões.

Diagnóstico da roséola infantil
O médico suspeita da presença de roséola infantil quando os sintomas característicos (principalmente o desenvolvimento de uma erupção cutânea depois que a febre já passou) aparecem em uma criança com seis meses a três anos de idade.

O rash dura 2 a 3 dias e a febre geralmente melhora após o início do exantema. Acomete crianças menores de 2 anos em 90% dos casos.

Surgimento de manchas na pele, de cor avermelhada ou rósea, principalmente no tronco, pescoço e braços, que duram cerca de 2 a 5 dias e desaparecem sem descamar ou alterar a cor.

Exantema é uma erupção cutânea aguda e generalizada, que pode estar associar a febre e a outros sintomas como prurido e coriza. Não havendo parâmetros laboratoriais ou histológicos patognomónicos, seu diagnóstico requer a exclusão de doenças infecciosas, autoimunes e neoplásicas.

O contágio ocorre por inalação ou contato com as partículas do vírus que o doente elimina de 2 dias antes até 4 dias após o surgimento do rash. O período de incubação é de 8 a 12 dias, sendo os pródromos marcantes e com duração de 3 a 5 dias (febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e inapetência).

Manchas vermelhas na pele que podem durar de algumas horas até três dias.