O que é exame de Optometria?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O exame de optometria tem como objetivo analisar o estado geral da visão de um paciente. Deste exame, caso seja detetada alguma anomalia, decorre normalmente a prescrição de óculos ou lentes de contacto.

Os preços para exame de vista acaba variando bastante de acordo com a necessidade e o tipo de exame recomendado pelo oftalmologista. O valor de um exame de vista pode custar de R$99,99 até R$300,00 dependendo da sua cidade e do exame que precisar fazer.

Como já dissemos, a principal diferença está na formação e especialização. O Oftalmologista é médico, pode receitar remédios e realizar tratamento de doenças. Já o Optometrista pode atuar em consultório próprio, laboratórios e institutos de pesquisa para o tratamento ocular.

Com que frequência devo visitar um optometrista? É essencial que você faça visitas regulares ao seu optometrista, independentemente de quão boa sua visão está. As consultas são fundamentais para identificar problemas que necessitam de tratamento especializado, como a retinopatia diabética e o glaucoma.

A prescrição de receitas de óculos ou lentes de grau é privativa de médico oftalmologista. Os optometristas podem ser responsáveis técnicos por laboratórios ópticos ou óptica.

Por que a pupila deve ser dilatada antes da realização de alguns exames oftalmológicos? O oftalmologista precisa dilatar a pupila para realizar o exame de 'fundo de olho', que avalia a retina, o nervo óptico e as artérias oculares. Sem a dilatação, não é possível visualizar a parte de trás do olho.

Esse procedimento pode revelar a presença de doenças locais, sistêmicas ou mesmo de tumores. Nos adultos, o exame é fundamental para o diagnóstico de doenças locais e para a detecção precoce de enfermidades sistêmicas (diabetes, problemas neurológicos, pressão alta, entre outras).

Teste simples para a visão de perto
Posicione o papel com aproximadamente 30 centímetros de distância dos olhos e tente ler normalmente, sem forçar a visão. Se você não teve dificuldade nenhuma, sua visão está perfeita.

Optometrista não pode fazer exames e prescrever lentes oftalmológicas, decide Justiça - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina.

Os Optometristas remanescentes trabalhavam fora da legislação, visto que o óptico prático se encontrava proibido de manter consultório e prescrever lentes corretivas após o decreto 20934. O mesmo decreto também proíbe os médicos de possuírem ópticas e/ou trabalhar dentro de ópticas.

Os médicos chegam a esse resultado dividindo os números: a visão é medida na distância de 20 pés, o que seria aproximadamente 6 metros. Por exemplo: Alguém com visão 20/20 é considerado com 100% de acuidade.

Optometrista não pode fazer consultas e receitar óculos, reforça STJ. Os optometristas podem confeccionar, vender e comercializar lentes de refração, mas não podem fazer consultas ou exames.

Sendo assim, as chances do paciente apresentar algum problema de visão e não receber a orientação correta no momento do exame são grandes. Por isso, lembre-se: o oftalmologista é o único profissional realmente capacitado para identificar e tratar com segurança qualquer tipo de problema visual.

Os exames oftalmológicos - popularmente conhecidos como exames de vista - são essenciais para a saúde dos olhos.

O optometrista é o profissional responsável pelos cuidados primários com a saúde visual e ocular de pacientes por meio de métodos e exames não invasivos, como os testes de acuidade visual.

De fato, a receita de óculos de grau tem validade. Ela dura, em média, de seis meses a um ano, a contar do dia da consulta com o oftalmologista. Depois disso, é fundamental retornar ao médico para refazer os exames, que vão indicar se a troca das lentes é necessária.

Chamado por aí de exame de vista ou de grau, o teste de refração ocular é um método não-invasivo aos olhos que detecta quanto a pessoa consegue enxergar e estabelece o grau dos óculos, se eles forem necessários.

Normalmente, uma receita tem um prazo de cerca de 6 meses a 1 ano, variando conforme fatores como doenças crônicas e a idade. A progressão de grau, característica de doenças como miopia e astigmatismo, pode exigir a mudança dos seus óculos, por causar desconforto visual e dificuldades na visão.