O que é evolução adaptativa?

Perguntado por: ocosta7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Aquisição de características por parte de um organismo ou grupo de organismos mediante as quais se encontram em melhores condições para sobreviver e reproduzir-se no seu ambiente relativamente àqueles que são desprovidos dessas características.

A adaptação faz parte do conceito de Evolução abordado durante sua Teoria de Seleção Natural. Para que os organismos sejam selecionados, é importante que os mesmos durante gerações, se adaptem de forma a permitir que a evolução aconteça.

Os fenómenos adaptativos podem observar-se ao nível individual (adaptação ontogénica), em que as adaptações experimentadas pelos seres durante o seu período de vida implicam capacidade autorreguladora, isto é, ajustamento automático a condições variáveis do meio.

Fugir de um predador, esconder-se, procurar abrigo ou procurar alimentos nutritivos são exemplos de adaptações comportamentais, embora as duas características deste tipo de adaptação sejam a migração ou o cortejo.

As adaptações são características mantidas nas populações ou fixadas nas espécies por seleção natural porque têm uma importância relativa na sobrevivência e reprodução dos organismos. São exemplos de adaptação, a camuflagem e o mimetismo.

Os diferentes tipos de adaptações são:

  • Adaptações fisiológicas. Estas adaptações estão relacionadas com mudanças no metabolismo dos organismos. ...
  • Adaptações morfológicas. ...
  • Adaptações comportamentais.

Adaptações dos Seres Vivos | Orientação de Aula

  • Defesa: Camuflagem ou mimetismo (répteis); ...
  • Alimentação: Formato do bico (arara, beija-flor, colhereiro); ...
  • Reprodução: Desenvolvimento incompleto com estágio larval (anfíbios / girino) ...
  • Ambiente:

Adaptação: seria a característica que favorece a sobrevivência dos indivíduos em um determinado ambiente. Os indivíduos apresentam adaptações diferentes ao mesmo ambiente, mas pela seleção natural, somente aquele que for mais apto conseguirá sobreviver.

Adaptação vem de adaptar ex: João se adaptou ao seu novo lar. Evolução é de evoluir, melhorar ex: Os humanos evoluíram na tecnologia.

Há três mecanismos básicos de mudanças evolutivas: selecção natural, deriva genética e fluxo génico.

A adaptabilidade pode ser definida como a capacidade de se adaptar a novas situações, circunstâncias e necessidades. A pessoa que desenvolve esse tipo de habilidade consegue viver, sem tantos prejuízos emocionais, sob condições distintas daquelas as quais sempre esteve acostumada.

Existem três tipos de adaptação biológica ao ambiente em que se vive:

  • Morfológico ou estrutural. ...
  • Fisiológico ou funcional. ...
  • Etológico ou comportamental.

Muitas dessas adaptações são muito fáceis de reconhecer, como os bicos das aves altamente específicos aos alimentos que consomem, as caudas preênseis de algumas espécies de macacos extremamente úteis à vida nas árvores, os olhos grandes de alguns animais como corujas e társios, adequados para capturar a maior ...

A seleção natural ocorre pela necessidade de sobrevivência e adaptação das espécies ao ambiente. É através dela que as espécies mais adaptadas persistem no ambiente. Os indivíduos com características mais adequadas para um determinado ambiente são mais propensos a sobreviver e se reproduzir.

Como desenvolver habilidades de adaptação

  1. Melhore as suas habilidades de resolução de problemas. A resolução de problemas nos ajuda a resolver questões específicas à medida que surgem. ...
  2. Aprenda a aceitar a mudança. ...
  3. Mantenha uma mente aberta. ...
  4. Deixe o seu ego de fora. ...
  5. Pratique a atenção plena. ...
  6. Saia da zona de conforto.

Procure sempre a capacitação. Por fim, para desenvolver a adaptabilidade, é preciso estar sempre em busca de conhecimento. Ele pode ser adquirido de forma simples, como assistindo a filmes e praticando o hábito da leitura. Além disso, é possível buscar por mais capacitação.

Adaptações aos fatores não vivos (fatores abióticos)
Nas regiões frias do planeta, certas espécies de roedores, de morcegos e de anfíbios entram num sono profundo dentro de suas tocas, durante as épocas mais frias do ano, isso é chamado de hibernação.

Adaptação fisiológica é uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em RESPOSTAS FISIOLÓGICAS previsíveis, segundo critérios pré definidos como o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO”.