O que é etnicidade dê exemplos?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Etnicidade é o conjunto de características comuns a um grupo de pessoas, que as diferenciem de outro grupo. Normalmente essas características incluem a língua, a cultura e também a noção de uma origem comum.

Etnia: atribuição dada a um grupo de pessoas que surge a partir da relação com a diferença cultural de outros grupos. Etnicidade: a prática de confronto entre etnias. Cultura: o resultado dessa prática.

As principais etnias do mundo são:
Branca ou caucásica – etnia que compreende metade da população mundial, como os europeus, os semítico-camíticos e o indo-irânicos. Amarela ou mongolóide – engloba dois quintos da população mundial. Predomina na Ásia. Negros – compreendem um décimo da população mundial.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus.

Encontram-se, basicamente, três etnias na formação do povo brasileiro. Aos habitantes originais (indígenas) foram somadas sucessivas ondas de europeus (principalmente portugueses) e africanos (a maioria da costa oeste, ao sul do Saara).

O termo foi primeiro proposto pelo sociólogo norte-americano David Riesman, que, em 1950, publica The Lonely Crowd (de parceria com Reuel Denney e Nathan Glazer), contudo o adjectico étnico é mais antigo (do grego ethnos, por sua vez um derivado de ethnikos, “pagão”, “idólatra”, “bárbaro”).

A etnicidade é o sentimento de pertença a um grupo étnico e também o constroi como grupo de interesse político.

A etnicidade é uma forma de identidade, que se distingue das outras características identitárias por ser mais globalizante, abrangente, dela fazendo parte características étnicas, raciais, religiosas e culturais. A diversidade étnica é virtualmente uma característica de todas as sociedades.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

Composição étnica do Brasil

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

De acordo com dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os cinco povos mais numerosos do país são guaranis, ticuna, caingangue, macuxi e terena. Saiba mais sobre eles.

Indígenas: São nativos da região brasileira. Brancos: São os que apresentam pouca pigmentação, ou seja, pele clara. Negros: São os que apresentam grande pigmentação, ou seja, pele escura.

Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Há como descobrir isso a partir de uma análise do seu DNA. Com o Teste de Ancestralidade Global da Genera, você consegue saber todas as regiões do mundo que compõem o seu DNA e, até mesmo, descobrir o caminho que os seus ancestrais percorreram ao longo do tempo.

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.

Indígenas: grupo étnico que habitava o território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Nesse período, os índios somavam cinco milhões de pessoas. Os índios foram quase disseminados, restaram somente 350 mil índios, atualmente existem 170 mil na região Norte e no Centro-Oeste 100 mil.

A diversidade étnica é a união de diferentes povos em uma mesma sociedade. Como já foi dito, etnia é um grupo de indivíduos que possuem compatibilidades de origem, história, idioma, religião e cultura, não importa o país em que estejam naquele dado momento.