O que é etnia no currículo?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Ela pode ser definida como um grupo de pessoas que se identifica por aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos ou religiosos. Não é um conceito fixo, podendo mudar, por exemplo, através do contato de um povo com outros.

Apesar do conceito de raça estar muitas vezes associado ao de etnia, os termos não são sinônimos. Enquanto raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, a etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo (Fig.

Segundo o CNPq, o preenchimento do campo com as opções “Branca”, “Preta”, “Parda”, “Indígena” ou “Amarela” visa subsidiar a adoção de ações de promoção da igualdade racial, previstas na lei nº 12.288, de 20 de junho de 2010. É possível ainda selecionar a opção “não desejo declarar”.

O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

O que não pode faltar em um currículo

  • Cabeçalho.
  • Formatação do currículo.
  • Experiências de trabalho.
  • Educação.
  • Habilidades.
  • Introdução do currículo.
  • Português correto.

Cargo de interesse: Estou disposta a trabalhar em qualquer área disponível nesta conceituada empresa , por ser meu primeiro emprego o meu interesse é aprender.

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios.

Heritage Scanner é uma aplicação móvel que realiza uma pesquisa genealógica a partir de suas fotos salvas ou mesmo utilizando sua câmera para rastrear suas origens. Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance.

A palavra raça, quando aplicada a seres humanos, remete à classificação das pessoas (por características fenotípicas, de origem ou imputadas) e, no Brasil, é orientada por categorização por meio da cor.

Um desses documentos é a autodeclaração racial, destinada para candidatos pretos, pardos ou indígenas.
...
Geralmente, o candidato deve informar as seguintes informações no formulário:

  1. nome;
  2. CPF;
  3. RG;
  4. processo seletivo inscrito;
  5. instituição;
  6. escolher entre preto, pardo ou indígena;
  7. assinatura.

A autodeclaração é o principal documento para validação da etnia pessoal, segundo a própria Lei de Cotas. Portanto, você pode apresentar a inscrição em outro concurso entre os documentos sobre como comprovar que sou pardo.

10 sinônimos de etnia para 1 sentido da palavra etnia: Coletividade de indivíduos: 1 classe, cultura, descendência, estirpe, família, geração, grupo, linhagem, povo, raça.

pardos, mulatos, caboclos e cafuzos.
Brancos: A maioria da população branca do Brasil tem origem ou descendência européia, já que espanhóis, holandeses, italianos, eslavos, dentre outros, vieram para o país no período colonial.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Nenhum dado no currículo é obrigatório, por não se tratar de um documento com um formato oficialmente definido. Portanto, a resposta é: não, você não precisa colocar idade no currículo. Você pode colocar, mas não precisa.

Em geral, é recomendado que o documento seja de apenas uma página, atingindo no máximo duas. Os tópicos essenciais para um currículo costumam ser: dados pessoais, objetivos profissionais, formação acadêmica, experiência profissional, cursos extracurriculares e atividades complementares.

A resposta é: não, não precisa colocar estado civil no currículo. Informar o estado civil, o nome dos pais, se tem filhos, documentos pessoais e endereço completo no currículo não é necessário. Essas informações podem ser consideradas privadas e não afetarão o desempenho profissional do candidato.

Colocar as habilidades e competências certas no currículo é fundamental para conseguir o objetivo profissional de alcançar a sonhada vaga no mercado. Seguindo as dicas que você acabou de aprender, o seu currículo certamente vai se destacar entre os profissionais.

Frases para colocar na apresentação do currículo
1. Tenho interesse em saber mais sobre a oportunidade de trabalho e gostaria de compartilhar algumas experiências relacionadas à (preencher). 2. Acredito que essa oportunidade ofereça a possibilidade de alcançar grandes resultados na área por conta de (descrever).

Procuro oportunidade relacionada à (coloque sua área de atuação), que possa trazer novas perspectivas de futuro e crescimento. Estou à procura de minha primeira experiência de trabalho após formado em (inclua a formação). Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa.

Continuar lendo Onde ver sua etnia?