O que é etnia mameluco?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Mameluco, mestiço de branco e índio, vem do árabe mamluk, que originalmente significava "escravo", mas tinha um significado muito diferente pela época da descoberta do Brasil.

No Brasil colonial, vários cronistas associaram os mamalucos/ mamelucos à condição de mestiços filhos de índios com portugueses. Frei Vicente de Salvador dizia que os mamelucos eram os mestiços filhos de brancos e índias.

Cafuzo e caboré são designações dadas aos indivíduos resultantes da miscigenação entre ameríndios e negros africanos. Suas características físicas são tão variadas quanto as de filhos de quaisquer uniões inter-raciais, mas, em geral, têm pele escura, cabelos lisos e grossos e lábios carnudos.

Caboclo, caboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira.

De acordo com a definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, mameluco significa “soldado de uma milícia turco-egípcia, originariamente formada por escravos” ou “mestiço, geralmente filho de branco e de mulher índia”.

O que eram os brasilíndios? Eram filhos impuros da terra, rejeitados pelo pai europeu e pela mãe, índia. Eram conhecidos como “mamelucos”, nome que os jesuítas deram aos árabes que tomavam crianças dos pais e cuidavam delas em casa.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

O MULATO – mistura do branco com o negro; • O CAFUZO – mistura do negro com o índio; • O MAMELUCO ou CABOCLO – mistura do branco com o índio.

Os indígenas e mamelucos ensinavam aos portugueses a melhor maneira de se deslocar pelas matas, guiavam expedições e sabiam construir canoas para navegar pelos rios. Eles também possuíam muitos conhecimentos sobre as plan- tas que serviam como alimento e como medicamento.

Em 2000, os brasileiros que se auto-declaravam pardos representavam 38,5% da população; em 2006 passaram a ser 42,6% e em 2009 passaram a ser 44,2%. E a partir de 2019 passaram a ser 46,8% da população.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo = branco + índio; Mulato = negro + branco; Cafuzo = índio + negro.

Na sua origem a palavra vem do latim para qualificar aqueles nascidos de pessoas/pais de raça diferente: filho mestiço de branca e negro.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço:

  • Caboclo = branco + índio.
  • Mulato = negro + branco.
  • Cafuzo = índio + negro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia, uma pessoa parda é considerada mestiça, pois apresenta uma mistura acentuada entre uma ou mais etnias.

Miscigenação ou mestiçagem significa a mistura de elementos de diferentes etnias, religiões, arte, e que vão originar um terceiro elemento. A miscigenação é uma das características marcantes do povo e da cultura brasileira.

Mameluco (também conhecido como caboclo) significa ser mestiço de europeu branco e indígena. Sua origem está no árabe “mamluk” que originalmente significa “escravo”, porém com um significado um pouco diferente do Brasil colonial.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Já a cor cinza é obtida por meio da mistura do preto com o branco. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) através de um prisma.