O que é ética e moral no trabalho?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

De forma simplificada, ética profissional nada mais é do que todo o conceito moral e cultura social que foram considerados aceitáveis dentro do universo corporativo. No ambiente colaborativo a cultura organizacional envolve o respeito às normas de conduta, à área de trabalho e às demais pessoas que o integram.

Ter uma conduta ética vai além de seguir regras. Essa é uma forma de construir relações respeitosas, o que resulta em um ambiente de trabalho saudável. A ética contribui para o bom funcionamento da empresa, aumenta o nível de confiança e o comprometimento entre os funcionários.

Nesse sentido, a ética é um conjunto de princípios que regulam as ações de um determinado grupo profissional, em função do cumprimento de certos deveres. A moral tem a ver com as condutas, com os costumes tradicionais de um determinado grupo.

A moral é muito consistente dentro de um determinado contexto, mas pode variar entre culturas ou épocas. Por exemplo, algo moralmente aceito na sociedade de hoje poderia ser imoral nos anos 70. Já a ética é como o individuo reflete sobre determinada moral.

A moral está relacionada à obediência das normas do Código de Conduta de uma empresa, enquanto a ética, no contexto organizacional, diz respeito ao profissional que cumpre as suas atividades segundo os princípios estipulados pelo empregador.

Ética é a área da filosofia dedicada às ações e ao comportamento humano, filosofia moral. O objeto de estudo da ética são os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar essas ações.

Entre elas destacam-se:

  • Honestidade. Entre as características e valores morais que compõem o comportamento ético, ser honesto faz parte delas, mesmo em situações em que você será prejudicado. ...
  • Respeito. ...
  • Valores. ...
  • Integridade. ...
  • Solidariedade.

Confira seis formas de promover a ética no ambiente de trabalho

  1. INCENTIVE O RESPEITO E SIGILO.
  2. RECONHEÇA OS MÉRITOS.
  3. SAIBA FAZER CRÍTICA.
  4. VALORIZE UMA CULTURA ÉTICA.
  5. EXALTE O TRABALHO EM EQUIPE.
  6. TENHA COLABORADORES DE CONFIANÇA.

A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão. É comum ouvirmos a frase “fulano atentou contra a moral e os bons costumes”, isso porque a moral é uma espécie de norma de conduta social que indica algo que é certo ou errado naquela sociedade.

Exemplos de Ética

  • A responsabilidade com a sociedade a partir das práticas profissionais;
  • A valorização das relações humanas;
  • O respeito aos valores que sustentam a comunidade;
  • A reflexão permanente sobre o próprio papel do profissional.

Nesse texto, você conheceu os conceitos de ética e moral. De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são: A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.

Respeitar as regras da instituição: cumprir com os horários de entrada, almoço e saída; a hierarquia da instituição; códigos de ética; código de conduta; e prazos são exemplos de comportamentos positivos que todo colaborador deve ter em seu trabalho.

A falta de ética é a ausência de comportamento ético no ambiente de trabalho. A falta dele pode ter consequências graves no trabalho.

Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais, como a honestidade, a competência, a responsabilidade com a profissão, com colegas e com a sociedade.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

Enquanto a moral se relaciona com a motivação da ação de um indivíduo ou sociedade, a ética trabalha com o estudo desses princípios. De modo geral, então, a ética discursa sobre os fundamentos da moral e como eles influenciam os contextos sociais.