O que é éter e para que serve?

Perguntado por: ngouveia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Éteres são usados como solventes de óleos, gorduras, resinas e na fabricação de seda artificial. Dentre as variadas aplicações dos éteres se destaca sua utilização na medicina que é muito importante, sendo usado como anestésico e na preparação de medicamentos.

Contato pode produzir dermatite com fissuras, escamação e pele seca. A alta velocidade de evaporação do éter contribui para que a absorção pela pele seja mínima. Evitar contato com a pele.

O éter mais comum é o etoxietano, conhecido também como éter dietílico, éter etílico, éter sulfúrico ou simplesmente éter.

Dentro de uma perspectiva espiritual/religiosa, esse mundo sutil no qual estaria o Éter seria um plano próprio das almas ou seres que não poderiam ser vistos ou detectados, o que popularmente chamamos de fantasmas.

ESTE PRODUTO SÓ PODERÁ SER COMERCIALIZADO PARA CLIENTES QUE POSSUAM LICENÇA DA POLÍCIA FEDERAL.

Borrifar direto na vítima, como se fosse um aromatizador, ou mesmo no sistema de ar condicionado, poderia ter esse efeito. Éter e clorofórmio são muito potentes, são depressores do sistema nervoso central. [A pessoa] vai ficar lenta, com a visão turva e pode gerar o desmaio", afirma.

Os éteres obtêm-se por desidratação de álcoois na presença de ácido sulfúrico ou, mais vulgarmente, por reação de um halogeneto de alquilo com um alcoolato, pela denominada síntese de Williamson.

Veja o processo de obtenção usado até nos dias atuais: - aquecimento da mistura de álcool etílico com ácido sulfúrico até 140ºC, essa mistura é concentrada na proporção de 5:9, ou seja, a concentração de ácido sulfúrico na mistura é bem maior que de álcool etílico, daí o porquê da denominação de éter sulfúrico.

Significado de Éter
substantivo masculino Fluido hipotético, imponderável, elástico, que se considerava como o agente de transmissão da luz e da eletricidade. [Química] Composto resultante da combinação de um álcool com um ácido ou um álcool, com eliminação de água.

O éter comum é chamado quimicamente de etoxietano, éter etílico ou dietílico. Por muito tempo ele foi usado como anestésico em cirurgias, mas hoje seu uso é restrito. Os éteres são um grupo funcional de compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um átomo do elemento oxigênio entre carbonos.

Éteres são geralmente incolores, líquidos de cheiro doce.

O éter é também inflamável, outra característica que contribuiu para o fim do seu uso. Por tudo isso, ele foi substituído pelo clorofórmio, que também tem a vantagem de ter uma ação muito mais rápida.

Esse composto foi descoberto em 1540 pelo botânico alemão Valerius Cordus (1515-1544), quando ele submeteu o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico. E em 1842 passou a ser utilizado nos Estados Unidos como anestésico.

Assim, os elementos Éter, Ar, Fogo, Água e Terra correspondem, respectivamente, à audição/ouvido, ao tato/pele, à visão/olhos, ao paladar/língua e ao olfato/nariz. Da mesma maneira, estes elementos têm correspondência com a ação e com os órgãos da ação.

Além de poder transmutar seu corpo em luz por alguns minutos,(não conseguindo ter a sua velocidade). Com esta habilidade também é possível ser imune a ataques físicos. Consegue mesclar seu corpo a luz e assim surgir em outro lugar, porém, tem que saber mentalmente para o lugar para onde irá teletransportar-se.

A força formada pelo glúon é a mais poderosa do Universo, quase infinitamente mais forte do que a gravidade que nos une ao chão. Responde pelo nome de força nuclear forte e mantém o núcleo do átomo coeso.

O conceito de éter surgiu na Grécia antiga, significando uma espécie de fluido sutil e rarefeito que preenchia o espaço e envolvia a Terra.