O que é estrias no pulmão?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

É a presença anómala de tecido fibroso ou cicatricial nos pulmões. Pode aparecer na sequência de doenças pulmonares (existem mais de 200 que podem causar fibrose pulmonar) e que interferem com a sua função, afetando a respiração, as trocas gasosas e, consequentemente todo o metabolismo.

O que provoca a fibrose pulmonar? A doença é resultado de diversas formas de agressão aos pulmões, que com o passar do tempo leva a sua fibrose. Pode acontecer por exposição a toxinas nocivas, condições médicas e medicamentos, além de fatores ambientais e ocupacionais.

Conheça os melhores tratamentos:

  1. Produtos à base de ácido retinóico.
  2. Peeling para estrias.
  3. Luz pulsada para estrias.
  4. Tratamento a laser para estrias.
  5. Dermoabrasão para estrias.
  6. Subcisão para estrias.
  7. Carboxiterapia para estrias.
  8. Como evitar o surgimento de novas estrias.

Radiofrequência fracionada – A radiofrequência é um dos tratamentos mais eficazes encontrados atualmente no mercado para combater as estrias. O aparelho libera uma energia quente na região da estria e, assim como o laser, promove colágeno através do calor e regeneração das fibras.

Na maioria das vezes, ela apresenta evolução lenta e progressiva, porém fatal, de modo que, em média, os portadores da doença sobrevivem entre 2 e 4 anos após o diagnóstico.

Ainda não existe cura para a fibrose pulmonar. O tratamento é feito com medicações para inflamação, buscando desacelerar o avanço da doença. Alguns pacientes apresentam redução da oxigenação sanguínea, sendo indicado, além de fármacos, o uso de dispositivos portáteis com suplementação de oxigênio.

Quando o pulmão do indivíduo, por algum motivo, fica com cicatrizes em seu tecido ou passa a ser mais endurecido, o paciente é diagnosticado com a fibrose pulmonar.

Segundo os especialistas ouvidos por VivaBem, quem tem fibrose cística precisa ter muita disciplina, dedicação e persistência para seguir o tratamento de maneira adequada, mas isso não os impede de ter uma vida normal e fazer tudo o que as outras pessoas fazem.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.

Tomografia computadorizada do pulmão; Exames de sangue; Prova de função pulmonar; Biópsia do tecido pulmonar pode ser necessária em alguns casos.

Principalmente por conta dos sintomas respiratórios, a fibrose pulmonar e fibrose cística tendem a ser confundidas. Por isso, atenção às diferenças entre as duas doenças é fundamental.

O preço sugerido do nintedanibe é de R$ 13.258,40 (150mg) e R$ 6.629,20 (100mg).

Causa: O principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como o estiramento durante a gravidez, alteração hormonal na adolescência, uso prolongado e em altas doses de corticosteróides, aumento de peso e crescimento acelerado na puberdade.

Entre os tipos de estria, elas podem se apresentar como a estria vermelha, a estria roxa ou a estria branca. Geralmente, elas costumam surgir nas costas, coxas, braços, barriga, panturrilhas, quadris e seios.

“As estrias em estado avançado, principalmente as largas e mais profundas, não têm cura. Existem tratamentos para diminuir o tamanho, a profundidade, e torná-las menos visíveis na pele”, fala Adriano. A boa notícia é que já existem muitos tratamentos para amenizar e melhorar a aparência das estrias na pele.

Existem tratamentos como lasers, dermoabrasão, micropigmentação, peeling e cremes que auxiliam na redução das estrias.

Não existe. Nenhum tratamento estético existente é capaz de remover os sinais deixados por essa espécie de cicatriz.

Vitamina E para estrias - A vitamina E muitas vezes está presente em cremes para estrias, mas também pode ser encontrada em cápsulas. Além de combater as estrias, ela previne o reaparecimento das mesmas, já que melhora consideravelmente a hidratação e elasticidade da pele.

À medida que a fibrose pulmonar evolui, a função pulmonar vai sendo cada vez mais comprometida e o doente vai ficando progressivamente com mais falta de ar (dispneia). A cicatriz associada à fibrose pulmonar pode ser motivada por diversos fatores. Mas na maior parte dos casos, não se conseguem reconhecer as causas.

Em pacientes com fibrose, o espessamento dos septos interlobulares é irregular e associado a distorção da arquitetura dos lóbulos secundários. Opacidades irregulares intralobulares geralmente refletem a presença de fibrose pulmonar.

Normalmente, as fibroses diminuem de forma natural com o passar do tempo, após 60 ou 90 dias.