O que é estratégia tático e operacional?

Perguntado por: uboaventura8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

O planejamento estratégico e o tático visam onde a empresa quer chegar, pensando a longo prazo, e traçando estratégias macro. Já o operacional tem como foco buscar aquilo que será mais eficaz para as atividades diárias.

no planejamento estratégico-situacional, o momento de executar o plano é chamado de momento tático-operacional. Este é momento que coroa todo o esforço1 desenvolvido nos demais momentos e atividades já realizadas.

O planejamento tático representa o nível intermediário de planos que uma empresa faz para alcançar seus objetivos, sendo implementado a médio prazo.

Esses objetivos são mais focados nos setores de atuação e garantem que as metas programadas para longo prazo sejam alcançadas. Alguns exemplos de objetivos táticos são: Estabelecer que o tempo de resposta a solicitação de um cliente seja de no máximo 1 dia.

Planejamento operacional, também conhecido como plano de trabalho, é um desdobramento do planejamento estratégico, que lida com o fluxo de trabalho diário. Ou seja, é ele o responsável por transformar metas e objetivos da estratégia em tarefas reduzidas e executáveis.

Significado de Tático
adjetivo Relativo a tática: emprego tático dos blindados; pronunciamento tático. substantivo masculino Perito ou especialista em tática.

Nível Operacional
Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc. Nesse nível serão colocadas em prática todas as estratégias desenvolvidas, desde o planejamento estratégico e objetivos globais no nível estratégico, passando pela formulação dos planos de ação no nível tático.

O planejamento tático deve ser feito com calma e atenção, veja as etapas:

  1. Averiguar. Primeiro, é preciso definir quais são os problemas que estão ocorrendo em cada setor da empresa. ...
  2. Solucionar. Em seguida, esboce alternativas viáveis para solucionar os problemas descobertos em cada setor.
  3. Refletir. ...
  4. Agir.

Basicamente, existem dois tipos de plano operacional: o single-use e o ongoing.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

As estratégias funcionais são compostas pelo conjunto de planos de ação adotados nas diversas áreas para a obtenção dos resultados esperados pela empresa. As estratégias funcionais mais comuns são as estratégias comercial, financeira, de recursos humanos, de tecnologia, de distribuição, de marketing e de produção.

Portanto, o planejamento tático tem foco em estratégias de curto ou no máximo médio prazo, definindo ações departamentais e suas respectivas mensurações.

Os planos táticos são desdobramentos do plano estratégico por área da empresa, definindo as ações que cada departamento deverá executar para atingir os objetivos do plano estratégico. Portanto, existe um plano tático de marketing, de finanças, de produção, de vendas, RH etc.

Planejamento Tático
Assim, impacta diretamente nas metas globais com a colocação de planos concretos em ação. Os responsáveis por esse nível são os gerentes das equipes e seus objetivos têm prazo médio para serem postos em prática, geralmente entre 1 a 3 anos.

Exemplos de planejamentos táticos:
Planos de recursos humanos: Envolvendo recrutamento, seleção e treinamento das pessoas nas várias atividades dentro da organização; Plano de Segurança: Envolve avaliação de riscos sobre a segurança da organização e implementação de medidas de controle.