O que é estratégia de persuasão?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A persuasão funciona como uma estratégia de comunicação que utiliza recursos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação.

Persuasão é uma palavra que vem do latim persuadere e quer dizer convencer. Assim sendo, nada mais é do que convencer alguém a realizar uma determinada ação ou a acreditar em algo. Convencer, instigar, induzir, estimular o outro a agir da forma como você gostaria.

A persuasão tem tudo a ver com a sutileza e com abordagens calmas e confiantes. Saber quando parar, então, é essencial. Por isso, tenha paciência, pois não necessariamente todos concordarão com você no início. Se a sua ideia for boa, em algum momento, será aceita.

O famoso psicólogo Dr Robert Cialdini, autor do bestseller “Influence” é referência na área de persuasão e desenvolveu sua teoria baseada em seis princípios essenciais: Afinidade, Autoridade, Coerência, Escassez, Prova Social e Reciprocidade.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

As Armas da Persuasão: o que esse livro pode te ensinar sobre...

  • Reciprocidade;
  • Compromisso e coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

Qual a diferença entre convencer e persuadir? Hoje vamos falar sobre o poder do convencimento e da persuasão na nossa comunicação. Convencer mexe com a razão. Persuadir e influenciar mexe com a emoção das pessoas.

O que é Persuasivo:
Uma pessoa persuasiva tem o poder de persuasão e muitas vezes consegue convencer outras pessoas a concordarem com as suas opiniões e decisões. Ex: Ele é um político muito persuasivo, sempre consegue convencer os seus colegas a aceitarem as suas propostas.

Os textos persuasivos são aqueles que tem como objetivo principal convencer o leitor, ou seja induz o receptor a adotar certo comportamento. Assim, a partir de um propósito bem definido, eles utilizam recursos persuasivos e um discurso argumentativo bem convincente.

O poder de persuasão está dentro da ética do trabalho e na conexão emocional, já que argumentos e evidências são acionados pra que os outros aceitem uma ideia ou atitude — ou até que evitem algo. A gente pode dizer que o ato de manipular é unidirecional. Ou seja, a pessoa manipulada não leva nenhuma vantagem nisso.

É a capacidade que certas pessoas têm de convencer o outro, ou de vender um produto ou ideia de forma clara e eficiente. A persuasão não é um dom divino, exclusivo de poucos seres humanos. Ela pode – e deve – ser desenvolvida e aprimorada por qualquer um.

disposição; elocução; ação. Sumariamente, essas quatro etapas consistem em: compreender o assunto e reunir todos os argumentos pertinentes (invenção); pô-los em ordem (disposição); redigir o discurso da melhor forma possível (elocução); proferi-lo (ação).

Persuasão trata-se de uma comunicação estratégica, guiada de forma a tornar-se mais do que um simples diálogo, mas sim uma conversa com um propósito de levar o interlocutor a acreditar e ou adotar a ideia que você está vendendo.

Conheça os 6 princípios da persuasão

  • Afinidade. As pessoas seguem a tendência de se relacionar com quem se parece com elas. ...
  • Reciprocidade. O ser humano se sente naturalmente impelido a retribuir um gesto. ...
  • Coerência. ...
  • Escassez. ...
  • Prova social. ...
  • Autoridade. ...
  • Os 6 princípios da persuasão e o storytelling.

Domine o poder da persuasão através da aplicação de gatilhos...

  • Escassez. Nosso cérebro tende a valorizar o que é escasso. ...
  • Reciprocidade. O ser humano sente a necessidade de retribuir aquilo que lhe é dado. ...
  • Antecipação. ...
  • Prova social. ...
  • Autoridade.

Em seu livro, Robert Cialdini listou 6 gatilhos mentais:

  • Reciprocidade;
  • Coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

O que são gatilhos mentais? Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro. Mas não se trata de hipnose ou algo do tipo, pois a base dos gatilhos mentais está na psicologia.

Cialdini nos ensina que saber convencer pessoas não se trata de magia, mas sim de ciência. Afinal, o autor é um cientista que se dedica ao estudo do comportamento humano. Nesse sentido, é interessante ressaltar que Cialdini escreve tentando alertar o leitor sobre as Armas da Persuasão.

Trocando em palavras, persuadir é influenciar alguém a fazer algo a seu próprio favor. Por exemplo: sugiro que alguém compre o meu produto pois sei o bem que fará a essa pessoa. Já a manipulação seria influenciar alguém a fazer algo apenas a meu favor.

Robert Cialdini

Especialista de renome mundial, Robert Cialdini é considerado o "padrinho da influência", além de conhecido como o "Pai da Persuasão".