O que é estratégia afetiva?
As estratégias afetivas têm como objetivo eliminar sentimentos desagradáveis, que prejudicam a aprendizagem (por ex., manter a atenção e a motivação, controlar a ansiedade e planejar o tempo de estudo adequadamente). Como apontam Nisbett; Schucksmith 1986 e Dansereau 1985 (apud POZO; MONEREO; CASTELLÓ, 2004, p.
Qual o conceito de afetividade?
Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos).
O que é uma relação afetiva?
Uma relação afetiva acarreta responsabilidade sobre o outro e maturidade emocional proveniente de vínculos familiares. Assim, percebe-se que o percurso de vida do indivíduo permite prever se o mesmo está apto, do ponto de vista maturativo, para assumir uma relação.
Qual é o objetivo da afetividade?
Afetividade é o estado psicológico que permite ao ser humano demostrar os seus sentimentos e emoção a outro ser ou objetivos.
Como trabalhar a afetividade em sala de aula?
A relação afetiva entre os sujeitos envolvidos no processo ensinar-aprender, o fazer compartilhado, o exercício do diálogo, o saber escutar, o respeito pelo outro, o estar aberto configuram-se como subsídios de fundamental seriedade para a aprendizagem.
Quais são os 3 pilares da pedagogia afetiva?
Quais são os pilares da pedagogia afetiva?
- Pedagogia. ...
- Afetividade. ...
- Valores / princípios. ...
- O que diz a BNCC sobre esse método? ...
- Fortalece os laços sociais. ...
- Aprendizado mais instintivo. ...
- Sala de aula mais produtiva. ...
- Desenvolve a autoconfiança.
O que é uma ação afetiva de exemplo?
Ações afetivas: ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral, seriam ações emocionais.
Como trabalhar a afetividade?
A demonstração de afetividade na Educação Infantil não precisa ter um momento específico para acontecer. A melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança. Isso inclui criar uma relação com os alunos que seja evidente o afeto em todos os momentos.
Quais são os tipos de afetividade?
Distinguem-se cinco tipos básicos de vivências afetivas: humor ou estado de animo, emoções, sentimentos, afetos e paixões.
Qual é a importância da afetividade?
A afetividade está diretamente ligada às emoções, por isso pode determinar a maneira como as pessoas vêem as situações e como se manifestam a seu respeito. Desde a infância, a autoestima é alicerçada pela afetividade, pois uma criança que recebe afeto se desenvolve com muito mais segurança e determinação.
Como a afetividade pode contribuir no processo de aprendizagem?
Inicia-se na educação infantil as primeiras vivencias e experiências do aluno, onde a afetividade influencia como um fator que propulsiona a criança a confiar para se relacionar, fazendo com que participe do que é proposto pelo docente, tendo o resultado disso a sua aprendizagem.
O que significa necessidade afetiva?
Necessidade afetiva com ansiedade: ocorre quando a pessoa sente carência por um momento e não busca conforto ou mesmo se preocupa com o que o(a) parceiro(a) sente, apenas busca preencher imediatamente a lacuna emocional, passando a agir de forma manipuladora.
O que é Consciência afetiva?
A consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo imediato que se instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo de sua história.
Quais são as características da afetividade?
Faz-se presente em sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, em todos os campos da vida. Diretamente ligada à emoção, a afetividade consegue determinar o modo com que as pessoas visualizam o mundo e também a forma com que se manifesta dentro dele.
O que Paulo Freire fala sobre o afeto?
Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.
Como o professor deve promover a afetividade entre seus alunos?
O educador enfatiza, que a afetividade entre professor e alunos se dá: Através de uma boa relação que o professor poderá criar autoridade sobre sua turma e alunos. Essa autoridade está diretamente relacionada com a visão que os alunos têm do seu professor e com a forma com que o professor lida com seus alunos.
Qual o papel do professor na afetividade?
Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos.
O que diz Piaget sobre a afetividade?
Na ótica piagetiana, o afeto desempenha um papel essencial no fun- cionamento da inteligência, pois segundo Piaget : “vida afetiva e vida cognitiva são inseparáveis, embora distintas. E são inseparáveis porque todo intercâmbio com o meio pressupõe ao mesmo tempo estruturação e valori- zação...
Quais são os 7 afetos fundamentais?
Confira, na sequência, quais são os 7 sistemas afetivos, ou 7 necessidades básicas, definidos por Panksepp.
- Necessidade de buscar. ...
- Necessidade de fuga. ...
- Necessidade de luta. ...
- Necessidade de sexualidade. ...
- Necessidade de amor. ...
- Necessidade de cuidar. ...
- Necessidade de dominar.
O que é a teoria afetiva propõe?
A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.