O que é estratégia afetiva?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 2 de maio de 2023
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As estratégias afetivas têm como objetivo eliminar sentimentos desagradáveis, que prejudicam a aprendizagem (por ex., manter a atenção e a motivação, controlar a ansiedade e planejar o tempo de estudo adequadamente). Como apontam Nisbett; Schucksmith 1986 e Dansereau 1985 (apud POZO; MONEREO; CASTELLÓ, 2004, p.

Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos).

Uma relação afetiva acarreta responsabilidade sobre o outro e maturidade emocional proveniente de vínculos familiares. Assim, percebe-se que o percurso de vida do indivíduo permite prever se o mesmo está apto, do ponto de vista maturativo, para assumir uma relação.

Afetividade é o estado psicológico que permite ao ser humano demostrar os seus sentimentos e emoção a outro ser ou objetivos.

A relação afetiva entre os sujeitos envolvidos no processo ensinar-aprender, o fazer compartilhado, o exercício do diálogo, o saber escutar, o respeito pelo outro, o estar aberto configuram-se como subsídios de fundamental seriedade para a aprendizagem.

Quais são os pilares da pedagogia afetiva?

  • Pedagogia. ...
  • Afetividade. ...
  • Valores / princípios. ...
  • O que diz a BNCC sobre esse método? ...
  • Fortalece os laços sociais. ...
  • Aprendizado mais instintivo. ...
  • Sala de aula mais produtiva. ...
  • Desenvolve a autoconfiança.

Ações afetivas: ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral, seriam ações emocionais.

A demonstração de afetividade na Educação Infantil não precisa ter um momento específico para acontecer. A melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança. Isso inclui criar uma relação com os alunos que seja evidente o afeto em todos os momentos.

Distinguem-se cinco tipos básicos de vivências afetivas: humor ou estado de animo, emoções, sentimentos, afetos e paixões.

A afetividade está diretamente ligada às emoções, por isso pode determinar a maneira como as pessoas vêem as situações e como se manifestam a seu respeito. Desde a infância, a autoestima é alicerçada pela afetividade, pois uma criança que recebe afeto se desenvolve com muito mais segurança e determinação.

Inicia-se na educação infantil as primeiras vivencias e experiências do aluno, onde a afetividade influencia como um fator que propulsiona a criança a confiar para se relacionar, fazendo com que participe do que é proposto pelo docente, tendo o resultado disso a sua aprendizagem.

Necessidade afetiva com ansiedade: ocorre quando a pessoa sente carência por um momento e não busca conforto ou mesmo se preocupa com o que o(a) parceiro(a) sente, apenas busca preencher imediatamente a lacuna emocional, passando a agir de forma manipuladora.

A consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo imediato que se instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo de sua história.

Faz-se presente em sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, em todos os campos da vida. Diretamente ligada à emoção, a afetividade consegue determinar o modo com que as pessoas visualizam o mundo e também a forma com que se manifesta dentro dele.

Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.

O educador enfatiza, que a afetividade entre professor e alunos se dá: Através de uma boa relação que o professor poderá criar autoridade sobre sua turma e alunos. Essa autoridade está diretamente relacionada com a visão que os alunos têm do seu professor e com a forma com que o professor lida com seus alunos.

Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos.

Na ótica piagetiana, o afeto desempenha um papel essencial no fun- cionamento da inteligência, pois segundo Piaget : “vida afetiva e vida cognitiva são inseparáveis, embora distintas. E são inseparáveis porque todo intercâmbio com o meio pressupõe ao mesmo tempo estruturação e valori- zação...

Confira, na sequência, quais são os 7 sistemas afetivos, ou 7 necessidades básicas, definidos por Panksepp.

  • Necessidade de buscar. ...
  • Necessidade de fuga. ...
  • Necessidade de luta. ...
  • Necessidade de sexualidade. ...
  • Necessidade de amor. ...
  • Necessidade de cuidar. ...
  • Necessidade de dominar.

A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.