O que é estorno de débito em conta corrente?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

O estorno é a devolução do valor pago pelo consumidor em uma transação financeira. O procedimento é solicitado pelo próprio cliente ao lojista, que realiza o cancelamento da compra e retorna o dinheiro pago, de forma total ou parcial.

Estorno de dinheiro se refere a processo de devolução de um pagamento. Pode ocorrer quando o pagamento é considerado inválido ou não autorizado, ou quando uma compra é cancelada. O dinheiro é devolvido para a conta original do remetente.

O estorno é um direito do consumidor em casos, como: qualquer erro no valor cobrado, se estiver dentro do prazo de arrependimento de compra online, se ocorrer cancelamento da venda, ou cobrança extras indevidas. Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura.

Em alguns casos, o estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.

Como saber se a compra foi estornada? Para saber se sua compra já foi estornada, é importante ficar atento às informações da fatura. O modo mais fácil de descobrir é procurar algum crédito gerado em nome do estabelecimento em que a compra foi efetuada.

De forma objetiva, podemos resumir estorno como a devolução de um valor pago em algum produto ou serviço pelo consumidor. Prevista no Código de Defesa do Consumidor, essa prática é garantida por lei, com todo e qualquer cliente podendo solicitar o seu reembolso em até 7 dias da compra.

De quem é a responsabilidade de estornar o valor? É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras.

“Débito automático não realizado” é o que acontece se o consumidor não tiver dinheiro em conta na data do vencimento do boleto. Ou seja, a fatura não será paga e a partir desse momento a conta estará atrasada.

Você pode consultar o andamento da sua contestação de compra pelo WhatsApp.

  1. Cadastre o número (61) 4004-0001 nos contatos do seu celular;
  2. Abra seu WhatsApp e envie para o BB a mensagem "Consultar o andamento de uma contestação"
  3. Daí, é só seguir as instruções.

Significado de Estornado
Estornado vem do verbo estornar. O mesmo que: desfeito, anulado.

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.

Atualmente, os principais tipos de estorno incluem retorno de crédito na fatura do cartão ou dinheiro, podendo ser físico ou transferência eletrônica. No entanto, o consumidor pode não ter liberdade de escolher a modalidade que deseja, uma vez que ela é recuperada no mesmo formato utilizado.

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Neste caso, quando a loja ou estabelecimento negam o estorno ou quando a devolução não ocorre dentro dos termos, o consumidor pode e deve buscar seus direitos! Desse modo, o consumidor precisa buscar uma unidade mais próxima do PROCON, para abrir uma reclamação contra o estabelecimento.

O estorno no cartão de crédito é a devolução de um valor gasto com esse meio de pagamento. É como um cancelamento facilitado de uma compra realizada. Assim, o dinheiro é reembolsado de forma simples. Nesse caso, a quantia retorna para a mesma fatura ou para a seguinte no formato de crédito.

Estorno: Quando o sistema detecta informação divergente ou duplicada ao tentar realizar a TED e realiza o estorno. Isso significa que a transferência não chegou a ser enviada para outra instituição. Caso sua TED seja estornada, a nomenclatura no seu extrato será: EST TED ENVIADA.

O prazo para a resposta é em até 10 dias úteis. Em nossos registros, o seu "Protocolo 69004133" encontra-se solucionado. Caso não esteja satisfeito com a resposta, registre aqui sua manifestação na Ouvidoria ou através de nossa central de atendimento 0800 727 9933.

Normalmente, esse processo acontece quando o consumidor não reconhece a transação em sua fatura, suspeitando de uma possível fraude, ou em casos de desacordo comercial e erros de processamento.