O que é estomatite é como se pega?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Na estomatite, o contágio depende da causa subjacente. A estomatite viral é contagiosa por exemplo, sendo relativamente fácil de se transmitir ou “pegar”, através das gotículas de saliva ou do contato direto com a área afetada (beijo por exemplo), principalmente quando falamos do vírus do herpes (estomatite herpética).

Já na gengivoestomatite herpética, que é a manifestação mais comum da infeção pelo vírus herpes simples, o tratamento pode passar pela administração de medicamentos antivíricos, nomeadamente do aciclovir, para reduzir as manifestações orais.

A doença está principalmente ligada a uma desregulação do nosso sistema imunológico. Entretanto, alimentos cítricos como abacaxi, kiwi, limão ou até mesmo tomate, podem desencadear o quadro de estomatite aftosa.

O tratamento da estomatite leva cerca de 10 a 14 dias e envolve o uso de medicamentos que ajudam o organismo do paciente a combater o vírus da herpes. Pacientes que sentem muita dor devido às lesões ou apresentam febre também podem fazer o uso de medicamentos analgésicos ou antitérmicos.

Em alguns pacientes, as lesões podem aparecer e desaparecer dentro de 4 a 5 dias, mas, na maioria das pessoas, elas se resolvem em 10 a 14 dias.

Diagnóstico da estomatite herpética
Inicialmente, o diagnóstico da gengivoestomatite herpética leva em conta a aparência e a localização das lesões e os sintomas. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da doença.

A princípio, o ideal é evitar alimentos muitos ácidos, como as frutas cítricas. Essa é a única regra para quem está com estomatite.

Sintomas da estomatite

  1. Dor.
  2. Picadas.
  3. Úlceras na boca, com uma camada branca ou amarela e um rebordo vermelho, que pode aparecer na parte de dentro dos lábios, bochechas ou na língua.
  4. Bolhas.
  5. Inchaço.
  6. Manchas vermelhas.
  7. Disestesia oral (sensação de ardor na boca)
  8. Lesões que saram ao fim de 4-14 dias e tendem a reaparecer.

Bochechos ajudam a manter a boca limpa. Neste caso, é possível usar o enxaguante bucal infantil Peppa Pig, da Dentalclean, para evitar o alastramento da infecção.

Medicamentos Para Estomatite

  • Hexomedine Colutorio 50ml. R$ 68,99 R$ 55,88. ...
  • Quadriderm 0,50mg/g + 1mg/g + 10mg/g + 10mg/g Cosmed Creme Dermatológico 20g. ...
  • Quadriderm Pomada Farmasa 20g. ...
  • Permut Creme Eurofarma 10g. ...
  • Permut Pomada Eurofarma 10g. ...
  • Periodontil 250mg Sanofi Aventis 20 Comprimidos. ...
  • Gingilone Pomada Mantecorp Farmasa 10g.
  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Iogurte, sorvete, gelatina e suco de frutas não ácidas, como maçã e mamão, são boas opções. Dependendo do quadro podem ser administrados analgésicos para aliviar os sintomas, assim como antitérmicos, se houver febre.

Uma das estomatites mais comuns é o sapinho, que é caracterizado pelo aparecimento de manchas brancas, parecendo nata de leite, em qualquer parte da boca. Outra causa comum de estomatite são as infecções por vírus,que se manifestam como aftas na boca, gengiva, lábios e língua.

O ideal é controlar a dor com analgésicos (sob orientação do pediatra) e ofertar líquidos ou alimentos pastosos que não sejam ácidos, como água, água de coco, leite e mingau.

As lesões múltiplas, maiores que 1 cm, recidivantes, e que não melhoram em 10 dias devem ser melhor investigadas.

A afta, também conhecida como Estomatite Aftosa, é uma pequena úlcera, um tipo de lesão que pode aparecer em qualquer parte da boca. Essa condição não representa nenhum risco à saúde bucal.

Remédios caseiros para cicatrizar
geralmente, os mais comuns são: bochecho com sal, bicarbonato e pedra hume; própolis; cravo-da-índia; gargarejo com vinagre de maçã e água morna; água oxigenada de baixa concentração (10 volumes).

Algumas soluções caseiras simples ajudam a reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização, como:

  1. evitar alimentos quentes, condimentados, salgados, cítricos e com alto teor de açúcar;
  2. não tocar ou apertar as feridas e bolhas;
  3. eliminar o uso tabaco e álcool.

Estomatite é um termo genérico para qualquer inflamação da mucosa oral, podendo o paciente apresentar sinais, sintomas e evolução muito diversos, devido a seus vários agentes causais como vírus (herpes), bactérias, fungos, traumas, etc. Os sinais e sintomas gerais são: dor, febre, mal-estar e alterações da função oral.

Tratamento para estomatite infantil
Além de antitérmicos para controle da febre. Outra coisa importante é manter a boca da criança sempre limpa, para evitar infecção maior das feridas. A limpeza pode ser feita com gaze e água limpa ou através da escovação comum dos dentes.