O que é estilo liberal?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O estilo de liderança liberal tem se tornado cada vez mais comum nas organizações, especialmente em startups e empresas de tecnologia. Líderes que aderem a esse estilo preferem deixar que os colaboradores tomem suas próprias decisões e exerçam praticamente total controle sobre suas rotinas de trabalho.

Uma vez que o líder liberal dá mais autonomia para os membros da equipe, ele tem menos controle sobre as atividades. Isso pode se tornar uma desvantagem quando a equipe não for hábil o suficiente ou se houver necessidade de um alto nível de coordenação entre os membros da equipe.

democrática: motiva a equipe a sempre dá o melhor de si seja na qualidade dos projetos ou em ideias; – liberal: dá a chance para que todos os colaboradores possam assumir riscos e decidir por si só o que deve ser feito.

Qual o principal risco de uma liderança do estilo liberal? Alternativa: E Comentário: na liderança liberal, o líder pouco interfere no trabalho do grupo, os principais riscos são o descumprimento de prazos e os objetivos iniciais não serem contemplados.

As principais características do estilo liberal, são: Delegar autoridade. Maximizar as qualidades de liderança de equipe. Reconhecer realizações e recompensar os sucessos.

7 tipos de liderança e suas características

  • Liderança autocrática (chefe) ...
  • Liderança democrática (foco no desenvolvimento do grupo) ...
  • Liderança liberal. ...
  • Liderança com base no coaching. ...
  • Liderança situacional. ...
  • Liderança técnica. ...
  • Liderança carismática.

Capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.

Qual a diferença entre líder e chefe? A diferença entre líder e chefe é, em essência, a capacidade que cada um tem em inspirar e motivar. Um chefe é capaz de liderar, mas, se não for um líder, essa liderança será baseada apenas na hierarquia. Já um líder é capaz de incutir nas pessoas a automotivação.

Liderança carismática é aquela que inspira, transmite confiança e leva os outros à ação. Por meio da comunicação, o líder com carisma consegue persuadir e influenciar seus pares e subordinados.

Directive Leadership, ou Liderança Diretiva, em sua forma mais básica, baseia-se na ideia de que o líder estará orientando seus funcionários, que seguirão completando o que lhes foi solicitado. Nesse estilo de liderança, vemos uma hierarquia rígida. O líder está no controle e é ele quem define as regras do jogo.

O líder afetivo valoriza as emoções e tenta criar um clima de harmonia e pertencimento na equipe. Em troca, recebe fidelidade dos colaboradores. Com esse tipo de liderança fica mais fácil compartilhar ideias e tomar riscos, porque existe flexibilidade.

A liderança liberal, também chamada de liderança laissez-faire, é conhecida como a ausência de influência direta do líder no processo de evolução dos seus liderados. Dessa forma, permite-se que a equipe tome decisões com mais liberdade, pois o gestor participa apenas quando a sua presença é requisitada.

Dos estudos sobre a teoria dos estilos desde o início do século 20, destacam-se três. São eles: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e LIBERAL. Também sabemos que não existe um estilo correto, os três estão certos, porém, o grande desafio do líder é saber quando aplicar cada estilo.

Agora vamos conferir quais os principais tipos de liderança nas organizações e as características de cada uma.

  • 1- Liderança autocrática. ...
  • 2- Liderança democrática. ...
  • 3- Liderança transformacional. ...
  • 4- Liderança carismática. ...
  • 5- Liderança transacional.

No ano de 1939, em conjunto com colegas e alunos da Universidade de IOWA, conduziu experimentos para analisar o processo de decisão nos diferentes tipos de liderança. É o tipo de líder que acredita no potencial do grupo e que tem pouca participação neste.