O que é estertores grossos?
Estertores subcrepitantes ou estertores grossos são ruídos anormais que podem ser ouvidos tanto no início da inspiração quanto na expiração com o estetoscópio durante uma auscultação pulmonar. Decorrem da passagem do ar por brônquios e bronquíolos cheios de secreções.
Como são causados os estertores?
O estertor é causado por excessiva produção ou retenção de secreções nas vias aéreas nos doentes muito debilitados, com incapacidade de expelir pela tosse ou de deglutir essas mesmas secreções. Pode estar associado a uma ligeira obstrução das vias aéreas superiores (hipofaringe e traqueia).
Como identificar estertores?
Os sibilos podem constituir um achado físico ou um sintoma geralmente associado à dispneia. O estridor é um som predominantemente inspiratório e de alta tonalidade, provocado pela obstrução extratorácica das vias respiratórias superiores. Habitualmente, pode ser auscultado sem estetoscópio.
O que é estertores no pulmão?
Estertores finos ou crepitantes: ocorrem no final da inspiração, possuem alta frequência (agudos) e têm curta duração, e costumam aparecer ao fim da inspiração. Não se modificam com a tosse. Comumente são comparados ao atrito de cabelos próximo à orelha.
O que é estertor na ausculta?
Estridor: Som de alta tonalidade durante a inspiração decorrente de obstrução da via aérea superior, ou seja, extrapulmonar. Ocorre em distúrbios agudos tal como aspiração de corpo estranho. Geralmente ouve-se sem o estetoscópio na região de laringe que compreende do mento a fúrcula esternal.
O que é um som crepitante?
Crepitantes: São sons de estalidos e cliques semelhantes a uma rádio fora da estação e podem ser devido a quadros de hiperinsuflação alveolar ou a secreção com bolhas em vias aéreas inferiores. Quando é causado por catarro, o crepitar é modificado por uma tosse produtiva.
O que é estertores pulmonares e sibilos?
Os sons de sibilo, por exemplo, podem indicar um paciente que possui asma, enquanto os roncos e estertores indicam um pulmão que está cheio de secreção. Nos estridores, em que o som emitido é mais agudo, costuma-se perceber se o paciente inalou algum objeto estranho, por exemplo.
O que é uma fibrose pulmonar?
Quando o pulmão do indivíduo, por algum motivo, fica com cicatrizes em seu tecido ou passa a ser mais endurecido, o paciente é diagnosticado com a fibrose pulmonar.
O que é o que é enfisema pulmonar?
Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.
Porque o idoso fica ofegante?
Acontece que uma das mudanças que ocorrem na parte interna do corpo é a calcificação de algumas cartilagens da caixa torácica. Isso dificulta a respiração do idoso, já que elas ficam imóveis. Isso faz com que o pulmão tenha menos espaço para se expandir e, consequentemente, que seja mais difícil de respirar.
O que é respiração ruidosa Estertorosa?
Significado de estertoroso
Diz-se da respiração que demonstra ou exprime estertor; cujo ruído se assemelha ao da água que está fervendo; modo de respirar dificultoso; estertorante: respiração estertorosa.
Quais são os sons pulmonares normais?
Sons respiratórios normais:
- Murmúrio vesicular – representa o movimento do ar nos bronquíolos e alvéolos. ...
- Ruídos brônquicos – representam o movimento de ar pela traqueia. ...
- Ruídos broncovesiculares – ruídos normais entre a traqueia e os lobos pulmonares superiores.
Qual o som do pulmão com pneumonia?
Sibilos: Os sibilos são sons agudos produzidos por vias aéreas estreitas e muitas vezes podem ocorrer quando uma pessoa exala o ar de seus pulmões. Os sibilos são comumente ouvidos sem o auxílio de um estetoscópio.
Como é a ausculta da pneumonia?
Ausculta pulmonar: Poderá ou não haver alterações como redução ou abolição do murmúrio vesicular, ocorrência de sopro tubário, presença de crepitações e/ou sibilos. Poderá ocorrer redução do frêmito tóraco-vocal na região acometida.
Como descrever ausculta pulmonar com roncos?
Roncos: local da ausculta – primeiramente, sobre a traqueia e os brônquios, mas, se for alto o suficiente, pode ser ouvido sobre a maior parte dos campos pulmonares. Causados por fluido ou muco nas vias aéreas maiores, causando “turbulência” e espasmo muscular. É mais ouvido durante a expiração.
Qual o som da percussão do pulmão?
Som claro pulmonar: som da percussão pulmonar normal, entre a maciez e o timpanismo. Som timpânico: som característico de estruturas “ocas” com grande quantidade de ar no parênquima pulmonar ou na cavidade torácica. É encontrado em casos de enfisema pulmonar e pneumotórax.
Porque se chama ausculta?
A ausculta é termo médico que significa “escutar”. Ou seja, é possível dizer que o estetoscópio possibilita detectar qualquer tipo de ruído vascular, respiratório ou de outra origem em qualquer parte do organismo.
Qual é o som do estridor?
O estridor é um som ofegante durante a inalação, resultante de uma obstrução parcial da garganta (faringe), caixa de voz (laringe) ou traqueia. O estridor geralmente é suficientemente alto para ser ouvido de certa distância.
Qual o som do sibilos?
Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas.