O que é Estercobilina nas fezes?

Perguntado por: dbarros4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A estercobilina é o estado normal do pigmento biliar nas fezes. A reação POSITIVA para BILIRRUBINA indica trânsito acelerado desde o intestino delgado. A reação NEGATIVA para ESTERCOBILINA demonstra ausência de pigmento biliar nas fezes, indício seguro de obstáculo ao trânsito da bile para o intestino .

O muco nas fezes também pode ser um indicativo de tumor ou câncer nos intestinos. Por isso, se a pessoa apresenta episódios frequentes de muco nas fezes, deve procurar um médico para entender o que está acontecendo. Por ano, a Rede D'Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

A estercobilina é o estado normal do pigmento biliar nas fezes. A reação POSITIVA para BILIRRUBINA indica trânsito acelerado desde o intestino delgado. A reação NEGATIVA para ESTERCOBILINA demonstra ausência de pigmento biliar nas fezes, indício seguro de obstáculo ao trânsito da bile para o intestino .

Normalmente, ela é eliminada pelo corpo nas fezes e na urina. Por isso, quando a bilirrubina está presente em excesso no sangue, pode-se interpretar como um sinal de que há algo de errado no fígado do paciente.

A bilirrubina eleva-se no sangue na presença de lesões no fígado, obstrução biliar (canais da bile) ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada. O aumento da bilirrubina no sangue pode indicar problemas no fígado, canais da bile, vesícula biliar, baço, rins e doenças do sangue.

Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Fezes finas e longas
Esse sintoma depende da localização do tumor e do seu tamanho, sendo mais comum em casos já avançados. O câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato, tornando-as mais comprimidas, alongadas e finas.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

As fezes também ficam mais aquosas e ácidas parecendo uma diarreia. Se depois que você toma leite, suas fezes ficam moles, você tem gases e dor de barriga provavelmente tem intolerância à lactose. Um bom teste para saber isto, é eliminar por uns dias leite e derivados e avaliar se todo este desconforto melhora.

Se a bilirrubina não puder passar pelo fígado e canais biliares suficientemente rápido, ela se acumula no sangue e é depositada na pele. O resultado é a icterícia. Muitas pessoas com icterícia também apresentam urina escura e fezes claras.

O pigmento é acastanhado e é encontrado sob a forma granular citoplasma dos macrófagos, e quando em excesso, nas células epiteliais do fígado, rins, pâncreas, em fibras cardíacas e, ocasionalmente livre, no tecido conjuntivo.

Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas.

Sinais de alerta
Os achados a seguir são particularmente preocupantes: Icterícia no primeiro dia de vida. Bilirrubina total > 18 mg/dL (> 308 micromol/L) Taxa de elevação da bilirrubina total > 0,2 mg/dL/h (> 3,4 micromol/L/h) ou > 5 mg/dL/dia (> 86 micromol/L/dia)