O que é Estenoxeno e Eurixeno?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

Parasito estenoxênico: é o que parasita espécie de vertebrados muito próximas. Parasito eurixeno: é o que parasita espécie de vertebrados muito distinta. Parasito facultativo: é o que pode viver parasitando um hospedeiro ou não, isto é, pode ter hábitos de vida livre ou parasitária.

Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros. São exemplos o esquistossomo e o tripanossoma.

Parasito estenoxênico: é o que parasita espécie de vertebrados muito próximas. Parasito eurixeno: é o que parasita espécie de vertebrados muito distinta. Parasito facultativo: é o que pode viver parasitando um hospedeiro ou não, isto é, pode ter hábitos de vida livre ou parasitária.

2- Heteroxeno: Onde são necessários mais de um hospedeiro para que o ciclo se complete, existindo pelo menos uma forma do parasita exclusivo de um tipo de hospedeiro. Quando existem dois hospedeiros, é denominado ciclo dixeno (P.e. Gên.

Trofozoíto: forma ativa do protozoário, na qual observamos os processos de alimentação e reprodução. Cisto ou oocisto: formas de resistência no meio exterior ou em tecidos. Os protozoários possuem algumas estruturas especiais com funções extremamente importantes em sua biologia.

Doenças infecciosas
Processos infecciosos causados por diferentes microrganismos – bactérias , fungos, protozoários , vermes e vírus – que penetram, se desenvolvem e se multiplicam no organismo humano. Quando o agente causador é um protozoário ou um verme, a doença infecciosa é chamada de parasitária.

Os parasitas podem classificar-se segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam: Ectoparasitas atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro; Endoparasitas vivem no interior do corpo do hospedeiro; Hemoparasita parasita que vive na corrente sanguínea.

Ciclo heteroxênico: Quando o parasita possui mais de um hospedeiro. Neste caso, classifica-se os hospedeiros em intermediários e definitivos.

Existem 3 tipos de parasitas:

  • Organismos unicelulares (protozoários, microsporídios)
  • Helmintos multicelulares (vermes)
  • Ectoparasitas como o da sarna e o piolho.

Vamos então estudar grupos de organismos parasitas: os protozoários, os helmintos e os artrópodes de importância para o homem e para os animais.

O parasitismo é uma relação interespecífica em que um dos envolvidos é prejudicado. Nessa interação, um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele. O parasita pode instalar-se em seu hospedeiro tanto externa quanto internamente.

Hospedeiro definitivo: o homem é o principal hospedeiro definitivo.

Ao contrário dos protozoários, que se multiplicam dentro do hospedeiro, os helmintos produzem ovos e larvas que só se desenvolvem ao serem lançados no ambiente junto com as fezes. As pessoas se contaminam ao ingerir esses ovos e larvas presentes no ambiente.

O Ciclo de Loss, também conhecido como ciclo pulmonar, dá-se quando os nematelmintos penetram no corpo do hospedeiro e caem na corrente sanguínea, seguindo para o pulmão, onde podem sofrer mudanças.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 pej Diz-se de ou pessoa que não trabalha, ociosa e indolente e que vive à custa alheia; chupa-sangue, comedor, desfrutador, esponja, gandulo, gaudério, godero, inútil, pançudo, sanguessuga, vagabundo, zângano: “Boa-Vida não era dos que mais faziam pela vida.

Ciclo de vida
gondii é heteróxeno facultativo (hetero = outros, xenos = estrangeiros) e eurixeno (eurys = largo). Possui reprodução assexuado nos hospedeiros definitivos e intermediários, e sexuada apenas nos felinos, incluindo o gato doméstico.

Assim sendo, designa-se como monoxeno o ciclo de vida daqueles parasitos adaptados a utilizarem apenas um hospedeiro. Por outro lado, no ciclo polixeno os parasitos são adaptados a utilizar mais de uma espécie como hospedeiro.

Continuar lendo