O que é estar em estado de cetose?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

A cetose é um processo metabólico caracterizado pela queima de gordura na produção de energia. Em situações normais, o corpo produz energia a partir da queima de glicose dos carboidratos dietéticos, incluindo açúcares e alimentos ricos em amido.

Sim, a dieta cetogênica ajuda a perder peso. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro pois, ao reduzir drasticamente o carboidrato da alimentação, ocorre uma redução das calorias consumidas; o segundo, pelo processo de cetose, quando o organismo passa a queimar gordura e utilizá-la como fonte principal de energia.

Resumindo: Se quiser sair da cetose ou da dieta cetogênica, basta comer um pouco a mais de carboidratos.

A dieta pode proporcionar a perda de 300 gramas a meio quilo por dia, dependendo do peso da pessoa. Ao final de 15 dias, é possível perder até 10% do peso corporal. Assim, quem busca um modo rápido de perder peso, pode encontrar a solução na dieta cetogênica.

É difícil cravar quanto tempo isso leva para acontecer, pois depende de adaptações de cada organismo, tipo de treino etc. Mas certamente não serão 30 minutos. Quando o organismo se adapta ao esforço, o que determina qual será o combustível predominantemente usado é a intensidade do exercício.

Consumir muita gordura saudável pode aumentar seus níveis de cetona e ajudá-lo a alcançar a cetose. De fato, uma dieta cetogênica com pouco carboidrato não apenas minimiza os carboidratos, mas também é rica em gordura.

Dois dos programas alimentares mais buscados por quem quer perder peso hoje em dia são as dietas cetogênica (também chamada de keto) e a low carb. As duas propõem reduzir o consumo de carboidratos para fazer o organismo entrar em estado de cetose e, assim, promover o emagrecimento.

As frutas 100% permitidas são abacate e coco, pois são fonte de gordura. No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica são aqueles ricos em gordura, especialmente a gordura saturada e insaturada, além de proteínas, como por exemplo:

  1. Castanhas;
  2. Abacate;
  3. Manteiga;
  4. Queijos;
  5. Carnes, como peixe e aves;
  6. Ovos de galinha;
  7. Óleos vegetais, como azeite de oliva extravirgem e óleo de linhaça;

perdeu, até o momento, 24 quilos com reeducação alimentar e exercícios físicos. "Cara, já está muito diferente.

A dieta cetogênica é considerada tão eficiente que é possível emagrecer cerca de 8 kg por mês ou até 5 kg por semana.

Os alimentos que devem ser consumidos nessa dieta são as proteínas magras, como peru, peixe, frango, ovos e carnes bovinas magras, como músculo, patinho e alcatra. Além disso, são recomendados vegetais, como repolho, brócolis, couve, espinafre, pepino e couve.

Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

O que não comer na Dieta Cetogênica
– Frutas – maçã, banana, uva, laranja. As frutas são em geral ricas em carboidratos (por causa do açúcar natural que elas contêm, a frutose).

Se você não está perdendo peso na Cetogênica ou Low Carb, pode ser que seu corpo não precise perder peso ou que a sua fome não foi corrigida pelo consumo de gorduras e proteínas. Neste caso, os próximos passos são reduzir o consumo de carboidratos ainda mais: para menos de 25g por dia.

O nome do aparelho medidor de corpos cetônicos é Freestyle Optium Neo, da Abbott. Preste bem atenção ao nome: Freestyle OPTIUM NEO. Este aparelho serve tanto para medir corpos cetônicos quanto glicose.

São permitidos alimentos como: ovos, carnes (vaca, frango, porco, cordeiro, peixes e frutos do mar), queijos, legumes (brócolis, couve, couve flor, berinjela, pepino, pimentão, aspargo), frutas (tomate, coco, damasco, morango, kiwi, laranja, abacate, limão), oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas), gorduras (azeite, ...

No caso da cetogênica, em que os carboidratos são deixados de lado para favorecimento da gordura como fonte de energia, ocupar um dia da semana com alimentos doces pode ter consequências prejudiciais para a saúde cardiovascular.

Dado que o objetivo da dieta low carb é manter a contagem de carboidratos baixa, é fundamental acompanhar a ingestão de carboidratos para permanecer na cetose. Assim, o consumo de refrigerante zero é permitido nesse estilo alimentar.