O que é estar com o orgulho ferido?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

6. Orgulho ferido = ferida emocional. A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

Orgulho se combate com humildade
Dessa forma, como se tem em Tiago (4,6) “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. É na humildade que se conquista a honra – e a humildade é o contrário de orgulho em excesso.

O orgulho pode não só impedir que um relacionamento comece, mas também destruir um já existente. O problema do orgulho vem quando o homem ou a mulher ficam egoístas demais e não cedem, mesmo estando errados. O relacionamento, que antes era prazeroso, vai se tornando seco, sem vida.

O ego ferido toma forma quando acontece algo que o faz se sentir menos do que é – quando algo o ameaça, o agride, o repreende, o ignora, o rejeita, o molesta ou o abandona. Existem dezenas de milhares de situações diferentes que simplesmente acabam se revelando dolorosas demais para o ego saudável digerir.

Você com certeza já deve ter visto por aí essa frase: “Onde o ego existe, o amor desiste”, e ela nunca foi tão real como nos tempos em que vivemos. Eu já disse isso em outros textos, mas vale repetir, estamos diante de uma geração que quer ser amada e amar, mas não abre mão do orgulho.

Se você precisa de alguém para ser feliz, isso não é amor. É CARÊNCIA. Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amado, e ainda diz que confia nessa pessoa, mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais, isso não é amor. É FALTA DE AMOR PRÓPRIO.

Criticar as habilidades financeiras de um homem é a mesma coisa de chamá-lo de fracassado. Além disso, isso fará com que ele associe a sua imagem à da mulher menos sexy da vida dele: a mãe. Quando você passa a usar frases do tipo: "eu sei o que é bom pra você", é sinal de que está começando a tratá-lo como filho.

Um dos sentimentos que mais machucam o coração do homem é o desprezo. Uma agressão física ou moral é uma situação horrível, mas o desprezo é pior. É frio, silencioso, machuca e vai até o espírito das pessoas. Como esse sentimento tem destruído vidas!

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Psicólogos acreditam que pessoas orgulhosas possuem conflitos internos originados da infância ou de experiências traumáticas em outros momentos da vida. A negligência parental costuma ser o principal motivo para a necessidade desesperadora de compensar qualquer falha ou comportamento negativo.

Na psicologia foram definidos dois tipos de orgulho, o positivo e o negativo. O orgulho positivo é chamado de autoestima e autoconfiança, e o negativo é chamado de soberba.

Soberba

Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18.

Soberba (vaidade, orgulho)
No Inferno de Dante, o castigo para a soberba era forçar o orgulhoso a andar com uma imensa placa de pedra nas suas costas, para que tivesse o sentimento de humildade. O castigo para o orgulhoso muitas vezes pode ser “estar na rua”, em um momento em que não está preparado para isto.

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.

O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23).

O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos.