O que é estabilizante natural?

Perguntado por: agois . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os estabilizantes naturais para alimentos conseguem preservar por muito mais tempo o produto alimentício, garantindo as mesmas características físicas e químicas do mesmo.

Os estabilizantes a alimentos são utilizados para manter a estabilidade nas emulsões e suspensões dos ingredientes, preservando as características físicas e químicas de um produto alimentício.

Conservante: é uma substância, de acordo com a legislação, que retarda ou impede alterações nos alimentos, que são provocadas por enzimas ou microrganismo. Estabilizantes: é uma substância, de acordo com a legislação, torna-se possível a separação de 2 ou mais substâncias não suscetível de misturar-se em um alimento.

O emulsificante é uma substância que será capaz de homogeneizar substâncias que não se misturam, como água e gordura. O estabilizante é um produto que irá manter essa característica adquirida com o emulsificante por mais tempo.

Estabilizante de superfícies. A gelatina tem a capacidade de estabilizar superfícies através da formação de filme, uma característica muito importante para proteger uma fase dispersa em um determinado meio. Estes efeitos são muito úteis para a produção e estabilização de espumas e emulsões.

Os principais agentes estabilizantes incluem os alginatos; agar-agar; ácido meta-tartárico; fosfatos dissódico ou de potássio; fumarato de estearila e sódio; glutaconato de cálcio; gomas (adragante, arábica, caraia, éster, guar, jataí ou alfarroba, xantana); hidróxido de cálcio; alguns emulsificantes, como as lecitinas ...

Estabilizantes são aditivos, não tendo a função de conservantes. O Leite Longa vida, portanto, não tem conservantes.

Os aditivos naturais são produzidos e/ou recuperados de uma fonte natural, como por exemplo, os extratos e óleos essenciais de plantas ou substâncias produzidas por microrganismos, como, bacteriocinas e enzimas.

A agrônoma explica que no caso de leites com menor qualidade, o estabilizante é necessário para evitar a perda de proteína e a aparência de coalhado. "O leite de menor qualidade tem mais bactérias, mais células somáticas. Isso o torna mais propício à deterioração, por isso precisa de estabilizante".

São usadas em bebidas, sorvetes, congelados, molhos, pães, confeitos e rações de animais. Além de também serem utilizadas em produtos farmacêuticos e cosméticos. As substancias que tem função estabilizante e espessante são aplicadas em sucos de pó, cervejas, molhos e cremes.

Os estabilizantes são aditivos alimentares responsáveis por preservar as características físicas e químicas de um produto.

O dióxido de enxofre e seus derivados
O dióxido de enxofre e seus ácidos, são um dos conservantes usados há mais tempo para aumentar a vida útil de alimentos. São empregados como agentes inibidores de mofo, leveduras e bactérias, além de evitarem o escurecimento dos produtos.

Para saber quais conservantes estão presentes em um produto com código, você deve consultar a tabela, disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Adicel

O conservante para Suco Adicel é um pó branco que apresenta coloração branca, odor característico e sabor levemente ácido. O ConservPro da Adicel é aplicado na indústria de alimentos como antioxidante e conservante para sucos em geral.

Outra opção é usar a gema de ovo diretamente em receitas que precisam de um emulsificante. Por exemplo, se você está fazendo um molho para macarrão, adicione uma gema de ovo à mistura para ajudar a emulsionar o óleo e os líquidos.

É vendida em lojas que são especializadas para materiais de sorvete, mas se não a encontrar, você pode usar no seu lugar o creme de leite, que também dá a cremosidade ao geladinho, mas acaba não cumprindo a função de formar cristais de gelo, o que depende muito do sabor que o geladinho tem.

A gema é rica em lecitina que é um agente emulsificante, em alguns produtos, usa-se a gema do ovo para melhorar a textura, contribuindo para o enriquecimento do produto final.