O que é essencial para um bom atendimento?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

Conhecer o histórico de relacionamento com o cliente; Personalizar o atendimento; Disponibilizar diferentes canais para que o cliente faça contato.

ATENDIMENTO AO CLIENTE: Quais são os princípios de um bom atendimento?

  • Personalização.
  • Velocidade.
  • Acessibilidade.
  • Transparência.
  • Precisão.
  • Clareza.
  • Eficiência.

Atender bem: além de se preocupar com o bem-estar e conforto do cliente, busca o encaminhamento/solução para resolver a necessidade. Condiz com o valor que é colocado no produto, ou seja, através da cordialidade, disponibilidade e qualidade do produto, ambiente limpo e agradável, entre outros.

Quais as características de um bom atendimento? Venha descobrir!

  • Agilidade. Imagine-se na posição de consumidor. ...
  • Boa comunicação. Falhas na comunicação podem ter um custo muito elevado. ...
  • Proatividade. ...
  • Paciência. ...
  • Organização. ...
  • Empatia. ...
  • Integridade.

Canais de atendimento diversos e entregas sem danos, também aumentam muito a qualidade do seu atendimento. Sabia que é possível minimizar erros e evitar novos problemas apenas dando atenção às reclamações? Isso mesmo! Uma das coisas que os clientes mais valorizam são as soluções eficientes para eventuais problemas.

Demonstre empatia
Isso é importante durante o atendimento porque o consumidor será mais receptivo ao se sentir compreendido. A empatia também pode diminuir os conflitos e criar uma interação mais agradável com sua empresa.

Quais são os três pilares da excelência no atendimento? Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade.

Princípios do atendimento de qualidade

  • Fazer com que o cliente se sinta bem;
  • Ter empatia no atendimento;
  • Ser prestativo em todas as etapas do ciclo de relacionamento;
  • Estar presente na maior parte dos canais de atendimento;
  • Realizar atendimento personalizado;
  • Resolver problemas;
  • Ser transparente.

É o comportamento regular de atendimento, que não depende do estímulo do cliente. Exemplo: ser educado e gentil com o cliente, mesmo que ele não seja. Algumas atitudes ativas vitais são mais simples do que imaginamos: cumprimentar, sorrir, olhar nos olhos, perguntar e escutar o cliente.

Uma comunicação empática ajuda você a desenvolver a paciência e melhorar sua habilidade de solucionar problemas. Além disso, incentiva características como iniciativa e proatividade, também muito relevantes dentro do perfil de profissional de atendimento ao cliente ideal.

7 dicas de como encantar o cliente:

  • Saiba tudo sobre seu cliente.
  • Mostre para ele que você o conhece muito bem.
  • Faça seu cliente se sentir à vontade.
  • Prove ao seu cliente que ele pode confiar em você
  • Inicialmente, atenda às suas necessidades.
  • Depois, surpreenda-o: supere suas expectativas.
  • Não deixe essa experiência terminar.

Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente. Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

O atendimento é importante porque ele interfere diretamente na percepção que o público-alvo tem sobre a empresa. Ele é, por muitos, considerado o rosto da empresa. É a equipe de atendimento que tem um contato mais próximo com os clientes.

Por isso, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa de qualquer porte e segmento, de acordo com suas necessidades é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.