O que é esquerda e direita na Umbanda?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A grosso modo, a direita trabalha com fatores irradiadores e a esquerda trabalharia com fatores consumidores. Assim, entidades de esquerda trabalhariam consumindo e absorvendo os desequilíbrios, as viciações, os desvirtuamentos e a negatividade. Enquanto a direita trabalharia reestruturando.

As principais linhas de trabalho da Umbanda, que estão presentes em quase todos os terreiros, são as linhas de Caboclos, Pretos-Velhos e Erês (Crianças). Essas três linhas são conhecidas, conjuntamente, como "triângulo da direita".

As giras com as quais mais se identifica são as de esquerda, onde Exus e Pombagiras pedem passagem para trabalhar através dos médiuns. Mas não é só Uriel que tem esse apreço por essas entidades. As giras de esquerda nos terreiros tendem a ser as mais cheias e concorridas.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Dentro da doutrina umbandista, entendemos como sendo seres de esquerda: Exu, Pombagira e Exu-Mirim, mas o que isso quer dizer?

Em oposição aos chamados espíritos de luz ou de direita, os exus e as pombas-giras constituem a esquerda. Isso significa que, ao contrá- rio daqueles, exus e pombas-giras são vistos como perigosos e maus ou ao menos potencialmente capazes de atuar maleficamente.

Nas religiões de matrizes africanas, a figura da Pomba Gira surge a partir de Bombogira, um Exu masculino. Com o tempo, Bombogira foi associado à figura de uma mulher independente, dominadora, avessa à pudicícia e às demais convenções sociais, chamada de Pomba Gira.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

A pombagira, assim como as demais entidades (espíritos) da umbanda, pode pedir que o consulente faça uma oferenda de flores ou alimentos ou que tome um determinado tipo de banho, sempre visando a ajudar na resolução dos problemas pessoais do consulente.

Neste livro você encontrará tudo sobre as sete linhas: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Águas, Yori e Yorimá, Oriente. Também terá uma explicação sobre como funciona a Umbanda Tradicional já que, ao falar das Sete Linhas, é nessa variedade que encontramos sua gênese.

Os princípios, no entanto, de cada vertente da Umbanda são os mesmos, ou seja: fé em orixás, a reencarnação, imortalidade da alma, fé em espíritos, crença em antepassados e fé em um deus denominado de Olorum.

Descrição. Guia de Aço, tradicionalmente usado pela Umbanda e demais religiões afro-brasileiras. Representa as 7 Linhas (Orixás) e tem um valor magnético único.

Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.

Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.