O que é esquema de partição MBR?

Perguntado por: agil5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

MBR significa “Master Boot Record”, é o método mais antigo de particionamento, permite a criação de até 4 partições primárias. O MBR é recomendado em sistemas operacionais mais antigos, até o Windows 8.1, e é a única opção em processadores de 32-bits.

Converter um disco MBR com o Gerenciamento de Disco

  1. Faça backup ou mova os dados do disco GGT antes da conversão.
  2. Exclua todas as partições e todos os volumes do disco GGT. ...
  3. Selecione e segure o disco GGT a ser convertido no formato MBR (ou clique com o botão direito do mouse sobre ele) e escolha Converter em Disco MBR.

Localize e clique com o botão direito do mouse na unidade de destino que você deseja verificar sua tabela de partições e selecione "Propriedades". Etapa 3. Vá para a tabela Volumes e, ao lado da seção Partition style, você poderá ver a tabela de partições do disco: Registro mestre de inicialização (MBR)

O MBR é uma forma mais antiga de particionamento e funciona muito bem em sistemas operacionais até o Windows 8.1, enquanto o GPT é a melhor opção para o Windows 10. No momento em que se insere uma unidade HD ou SSD no WIndows, o usuário deve optar por qual dos modos de partição deve ser realizado.

Já o GPT, mais recente, é a melhor escolha para computadores novos e sistemas mais recentes, já que apresenta maior capacidade para criar partições, por exemplo.

Pressione a tecla Windows + X e clique em Gerenciamento de disco. Encontre a unidade no painel inferior, clique com o botão direito do mouse nela e clique em Propriedades. Alterne para a guia Volumes. Ao lado de Estilo de partição, você verá o registro mestre de inicialização (MBR) ou a tabela de partição GUID (GPT).

Converter o disco básico em um disco dinâmico criaria o espaço para armazenar novos dados e aumentaria o desempenho do seu dispositivo. Isso pode ser feito no utilitário de gerenciamento de disco.

NTFS

Formato de arquivo NTFS: se você quiser formatar sua unidade principal (aquela com o seu sistema operacional), é preciso usar o NTFS (New Technology Files System), o sistema padrão e moderno do Windows.

Ao contrário de uma tabela de partição MBR, o GPT armazena os dados sobre como todas as partições são organizadas e como inicializar o sistema operacional em toda a unidade. Desse modo, se uma partição for apagada ou corrompida, ainda será possível inicializar e recuperar alguns dos dados.

Para converter GPT para MBR usando o prompt de comando:

  1. list disk.
  2. select disk *
  3. clean.
  4. convert mbr.
  5. exit.

5. Como corrigir o erro MBR: sistema operacional não encontrado

  1. Verificar o BIOS.
  2. Reiniciar a partir de um disco inicializável.
  3. Definir o BIOS para suas configurações padrão.
  4. Reconstruir MBR usando CMD ou software gerenciador de partições.
  5. Definir partição correta ativa.

MBR é um setor de inicialização localizado em uma região do disco rígido de um computador. Este setor é responsável por armazenar informações sobre todas as partições do disco rígido.

Para selecionar a unidade e reformatar a unidade, digite select disk # (nº substituto com o número do disco, por exemplo select disk 1 ) e pressione a tecla Enter . Digite e clean pressione a tecla Enter . Digite e convert gpt pressione a tecla Enter . Digite e exit pressione a tecla Enter .

O que é GPT
GPT, GUID Partition Table, é o padrão mais novo em comparação com o MBR introduzido pela primeira vez como parte da iniciativa UEFI. Comparado com o esquema de particionamento MBR, é mais flexível e tem melhor compatibilidade com hardware moderno.

No painel direito, localize o "Modo BIOS". Se o seu PC usa BIOS, ele exibirá Legacy. Se estiver usando UEFI, exibirá UEFI.

Uma partição é a divisão do disco rígido em espaços que permitam melhor organização dos arquivos que ali serão gravados.

  • Partição Primária;
  • Partição Estendida;
  • Partição Lógica.