O que é esporte de marca individual?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Esportes de marca são aqueles cujo objetivo dos atletas é superar um limite, tal como: o tempo, na natação; a distância, nos saltos no Atletismo; o peso, no levantamento de peso.

Lembrando que os esportes de marca são definidos como: “aqueles baseados na comparação dos registros dos índices alcançados em segundos, metros ou quilos. Exemplos: todas as provas do atletismo, como também patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.

Como pontuado anteriormente, os esportes individuais podem ser classificados como esportes com e sem invasão. Além disso, nessas categorias, há subcategorias por meio das quais podem ser identificados. Nesse sentido, veja algumas modalidades elucidativas desses grupos esportivos.

Esporte individual, ao contrário do coletivo, é aquele onde o praticante depende somente dele para atingir um objetivo. No esporte coletivo a prática é feita em grupo, no esporte individual a prática é realizada sozinha.

Os esportes individuais são notadamente relacionados ao indivíduo e seu desejo de performance ou prática em determinada modalidade que não existe, necessariamente, a participação de uma equipe colaborativa.

Os esportes de marca são definidos a partir da marca atingida por cada atleta. Essa marca pode ser melhor tempo de prova, maior distância, maior altura ou maior peso levantado, dependendo de cada modalidade. O atletismo engloba algumas marcas distintas.

o atletismo

Dentre tantos esportes de marca, o atletismo é o mais conhecido, sendo ele composto de várias provas: corridas de velocidade (distâncias curtas) e de resistência (distâncias mais longas); corridas de revezamento; salto em altura (para cima) e em distância (para frente); arremesso de peso; lançamento de dardo, de disco ...

Os tipos de esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão.
  • Esportes de rede.
  • Esportes de campo e taco.
  • Esportes de parede.
  • Esportes de combate.
  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes técnico-combinatório.

“Esportes de marca são caracterizados pelo fato de o resultado surgir da comparação dos índices alcançados pelos atletas durante a realização da prova, medidos em segundos, metros ou quilos. Muitos esportes praticados no mundo todo têm esse princípio de comparação.

O marketing esportivo permite associar diretamente sua marca à prática e divulgação de modalidades esportivas. As diversas modalidades esportivas possuem uma imagem positiva junto à sociedade e ter sua marca atrelada a este benefício é uma ferramenta poderosa de marketing.

São exemplos de “esportes individuais em interação com o oponente” e “esportes coletivos em interação com o oponente”, respectivamente,

  • judô e futebol americano.
  • lançamento de disco e polo aquático.
  • remo e futebol.
  • [i] badminton [/i] e nado sincronizado.
  • salto em distância e basquetebol.

O povo gregos foram encarregados pelo surgimento dessa modalidade e que fundaram as primeiras escolas voltadas à preparação de atletas para apresentação em público.

Exemplos de esportes de marca: Atletismo, natação, vela, triatlo, ciclismo, levantamento de peso, remo, canoagem, esqui alpino, crossfit, escalada, hipismo, salto de esqui, automobilismo, rafting, patinação de velocidade, cross-country, bobsled, luge e skeleton.

Esportes individuais, como corrida, ciclismo e musculação são formas particularmente eficazes de queimar calorias e/ou construir músculos. Manter-se dentro de uma faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de se desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, entre outras doenças.