O que é Espondilodiscopatia degenerativa?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A espondilodiscopatia degenerativa, também conhecida como doença degenerativa discal ou DDD, é um tipo de distúrbio crônico musculoesquelético que afeta a coluna vertebral. Ocorre quando os discos entre as vértebras se tornam fracos e degeneram com o tempo, resultando em dor e mobilidade reduzida das costas.

Quem tem doença degenerativa pode se aposentar. É o caso de quem sofre de Discopatia degenerativa. Um detalhe importante é que essa doença degenerativa deve impedir a pessoa de trabalhar com qualidade de vida.

Discopatia Degenerativa Aposentadoria em Artigos
Problemas na coluna podem dar sim o direito a se aposentar pois alguns problemas são muito prejudiciais para vida do trabalhador, Doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por incapacidade permanente...

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ensejar o auxílio-doença no primeiro momento. Porém, essas patologias podem incapacitá-lo de forma permanente para o trabalho. Nessas ocasiões, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida pelo INSS, caso seja constatada a incapacidade na perícia médica.

Existem diversos tipos de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos para tratar os sintomas da discopatia degenerativa. Entre eles, encontram-se procedimentos de radiofrequência e ablação, nucleotomia e, eventualmente, cirurgias de substituição do disco intervertebral.

Portanto, a discopatia degenerativa é somente o desgaste, envelhecimento dos discos da coluna, e não é grave. Podem ocorre, em consequência deste desgaste, uma artrose nas articulações da coluna e isto sim, causar dor crônica da coluna.

Qual a diferença entre discopatia degenerativa e hérnia de disco? Discopatia degenerativa é um termo amplo que é o processo de degeração do disco intervertebral. A hérnia de disco é uma consequência dessa degeneração que pode cursar com compressão radicular e dor ciática.

No entanto, em geral, o paciente com discopatia degenerativa pode sentir: Forte dor na nuca. Fraqueza muscular. Forte dor nas costas.

Quais são as Causas? A causa exata da espondilodiscopatia degenerativa é desconhecida; no entanto, pode ser devido ao desgaste relacionado com a idade. Outros possíveis fatores incluem genética, obesidade, tabagismo, má postura ou uma lesão nas costas.

Porém, nem todas as pessoas com doenças reumáticas, neuromusculares ou osteoarticulares crônicas ou degenerativas, vão se beneficiar da isenção.... Para ter direito ao benefício é preciso que a doença tenha provocado incapacidade para o trabalho.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

O profissional mais apto a tratar deste tipo de condição é um cirurgião de coluna com conhecimento especializado em doenças degenerativas, um conjunto de patologias relacionadas ao desgaste das estruturas da coluna.

CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

1 é o código para Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Principais doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por Incapacidade Permanente

  • Protusão discal.
  • Hérnia de Disco.
  • Osteofitose (Bico de Papagaio)
  • Discopatia degenerativa.

O que é hérnia de disco
A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

No Brasil, a hérnia de disco é uma das doenças da coluna que mais causam afastamento seja por auxílio doença ou por aposentadoria por invalidez.

Na medicina, o adjetivo degenerativa corresponde a característica de células e tecidos que vão perdendo a sua função, tornando-se essencialmente básicos e que, portanto, não controlam mais a atividade às quais deveriam ser peça-chave no funcionamento do corpo.

A Artroplastia Discal ou uso de Disco Artificial (substituição de disco doente/degenerado por disco artificial) é técnica moderna para tratamento de problemas da coluna cervical.

A discopatia é a designação para a patologia do disco intervertebral, que envolve alterações das suas características e função. Pode existir hérnia discal, colapso (perda de altura do disco) ou apenas uma sintomatologia dolorosa.