O que é Espondilodiscoartrose da coluna cervical?

Perguntado por: lagostinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A espondilodiscoartrose, ou também conhecida com espondiloartrose, se refere ao desgaste dos elementos da coluna vertebral. Desta maneira, a espondilodiscoartrose é uma condição que afeta principalmente pacientes de maior idade e que sobrecarregam a coluna vertebral.

Tratamento para espondiloartrose lombar
O tratamento precoce pode ajudar a retardar a progressão da doença e reduzir seus sintomas. Mudanças no estilo de vida podem reduzir os sintomas, como exercícios regulares, alongamento e perda de peso, quando necessário.

A espondiloartrose, também conhecida como artrose na coluna, é um mal degenerativo que afeta grande parte da população. Quando não tratada, pode incapacitar os movimentos do paciente, levando à perda da estrutura espinhal normal, limitando as funções motoras da coluna e dos braços.

Medicamentos: Medicamentos como antirreumáticos modificadores de doenças (DMARD), podem ser prescritos por especialistas para reduzir a inflamação; Fisioterapia: A fisioterapia pode ajudar no controle da dor e melhora da funcionalidade do paciente, sempre visando capacitar o paciente para as suas demandas diárias.

Quais as causas da espondilodiscoartrose / espondiloartrose? O desgaste da coluna vertebral ocorre com o passar do tempo e principalmente sobre condições de desequilíbrio e sobrecarga da coluna vertebral. Os principais fatores envolvidos com seu desenvolvimento são: Sedentarismo.

Indícios que a gonartrose causa incapacidade para o trabalho
Sua artrose é grau 3 ou 4.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna.

Quem sofre com a espondiloartrose lombar pode beneficiar-se da prática de exercícios físicos quando as dores forem menos incapacitantes.

Quem tem espondilose lombar pode fazer musculação? Sem dúvida a atividade física, entre elas a musculação, é recomendada para casos de espondilose lombar.

Além disso, os agachamentos também podem ser recomendados para esse tipo de problema. No geral, o joelho exige exercícios bem direcionados e com peso leve – aumentando conforme a melhora do paciente.

Tratamento. O tratamento da artropatia de facetas se concentra no alívio da dor e rigidez e pode incluir: Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): como ibuprofeno, aspirina e naproxeno. Esses medicamentos ajudam a aliviar a dor e reduzir a inflamação .

Se estiver causando limitações, mesmo com tratamento, o que é raro, pode-se solicitar a aposentadoria, e se negada (provavelmente será negada) pode-se entrar com processo judicial na justiça federal contra o INSS, a depender da perícia de um médico perito judicial.

A Espondiloartrose lombar dá direito à aposentadoria por invalidez. Essa doença, também conhecida como Espondiloartrite, é uma inflamação crônica caracterizada por uma lesão na coluna em que as vértebras se fundem umas com as outras.

Pacientes que sofrem com essa enfermidade podem sentir dor na região inferior das costa (lombar), dificuldade em ficar deitado ou sentado na mesma posição por um longo período de tempo e sensação de peso na lombar.

A artrose é uma enfermidade bastante freqüente, especialmente com o envelhecimento, podendo acometer articulações periféricas, como joelhos, quadris, e mãos, mas também as articulações da coluna vertebral. Espondiloartrose ou espondilodiscoartrose é o termo utilizado para se referir à artrose da coluna vertebral.

Se você tem diagnóstico confirmado para doenças da coluna, você deve procurar o médico para analisar a sua doença. Ele poderá recomendar um afastamento que, caso supere os 15 dias, dá direito ao auxílio-doença.