O que é espionagem direta?

Perguntado por: oneves5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Ação que visa obter ou facilitar o acesso, indevido ou não-autorizado, a conhecimentos ou dados sigilosos, patrocinada direta ou indiretamen- te por um Estado nacional na defesa de seus interesses estratégicos.

A espionagem é a prática de obter informações de caráter secreto ou confidencial sobre governos, organizações, empresas ou até mesmo pessoas físicas, sem autorização destes, para alcançar certa vantagem política, econômica, tecnológica ou social.

De modo geral, um celular só pode ser espionado de duas formas: com monitoramento de rede ou com alterações no funcionamento do aparelho. O grampo de rede é o mais fácil de entender: ocorre quando a polícia obtém uma autorização judicial para grampear a linha de um investigado.

Ou seja, responde criminalmente a pessoa que acessar, de maneira indevida, o dispositivo de outra pessoa. A pena a ser aplicada nestes caso é de detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.

ABIN — Agência Brasileira de Inteligência.

Para ser um espião você deve ter uma faculdade. Prefere-se um curso de línguas estrangeiras, direito, economia ou administração.

É preciso estudar algo que o envolva em política internacional. Experiência na área militar também é valorizada. No Brasil, é preciso passar em um concurso público para ingressar na ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). Há casos em que funcionários públicos de outras áreas do governo são relocados para a agência.

A figura de espião, hoje, é virtual, atuando atrás de computadores, investigando a rede mundial de comunicação, valendo-se de hackers muito preparados, o que não afasta a colaboração daqueles que, detendo tais conhecimentos sigilosos, resolvem entregá-los.

Todos os espiões têm algumas habilidades especiais. Uns falam muitos idiomas, outros são capazes de decifrar as senhas mais complicadas e outros são especialistas em infiltrarem-se sem ser vistos.

É o mesmo, que espiar, ficar observando escondido, em segredo. Exemplo de uso da palavra Espionar: Não é bonito espionar os outros.

Artigo 197
Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência; II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisação de atividade econômica: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

Compareça a um órgão competente que poderá dar encaminhamento ao seu caso. Entre eles, estão: delegacias físicas ou virtuais (para registro de Boletim de Ocorrência), Conselho Tutelar (quando há envolvimento de menores) ou mesmo o Ministério Público.

O primeiro serviço secreto oficial foi criado em França por Luís XIV, mas há provas de que os antigos egípcios e os hebreus já se serviam da espionagem para obter vantagem política, militar ou tecnológica.

Uma maneira de descobrir se alguém está espionando o seu WhatsApp é verificar o uso de dados do aplicativo. Se você notar um aumento significativo no uso de dados do WhatsApp sem uma explicação óbvia, isso pode ser um sinal de que há um programa espião em execução no seu dispositivo.

Para tirar a dúvida se o seu WhatsApp está sendo espionado ou não, checar o histórico de mensagens e download de mídias é uma das primeiras opções. Só é preciso verificar conversas recentes para saber se existem mensagens, fotos, áudios ou qualquer mídia enviada em seu nome que você não fez.

Se você também perceber que houve um aumento no uso dos dados também pode ser um indício de que você está sendo vigiado por meio do app de mensagens. Normalmente, essa informação é dada ao usuário do aparelho em um determinado momento do mês. Outra dica é verificar o histórico de navegação do seu celular.

Portanto, o celular é considerado dispositivo informático. Assim, deve responder criminalmente a pessoa que acessar de maneira indevida o dispositivo informático (no caso celular) de uso alheio SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA OU TÁCITA.