O que é espessamento da bexiga?

Perguntado por: halvim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A obstrução na saída da bexiga é uma condição na qual a abertura da bexiga e da uretra ficam parcial ou completamente bloqueadas, permitindo que pouca ou nenhuma urina saia. A bexiga responde a esse bloqueamento do fluxo se tornando mais espessa e trabalhando mais para eliminar essa urina.

O espessamento da vesícula biliar é um achado frequente em exame de ultrassonografia e um tema de grande interesse, por ter sido considerado durante muito tempo como sinal específico de colecistite aguda, apesar de se reconhecer que ocorre em uma série de outras situações clínicas.

Beber bastante líquidos, manter hábitos de higiene íntima, ter uma rotina miccional regular e lembrar de urinar após as relações sexuais são ótimas formas de prevenir os sintomas de bexiga inflamada, visto que a urina elimina as substâncias tóxicas e bactérias do organismo.

Entre elas estão: RTU de bexiga (ressecção transuretral de bexiga): faz-se uma “raspagem” do tumor por um aparelho introduzido pelo canal da uretra. É a forma inicial de tratamento e indicado para os tumores restritos às camadas superficiais da bexiga.

O exame diagnóstico mais importante para avaliação do câncer vesical é a cistoscopia. Com esse exame, o médico consegue avaliar o interior da bexiga do paciente com uma câmera.

É fácil, rápido e seguro. Bexiga com trabeculações ou divertículos são bexigas chamadas de "esforço", ou seja, que estão mais espessadas devido alguma obstrução na via de saída, seja devido a doenças da próstata (HPB ou câncer) ou da uretra (estenose de uretra). É também associada a bexigas neurogênicas.

Exame BTA. Esse exame avalia uma substância na urina denominada antígeno associado ao tumor da bexiga (BTA). Immunocyt. Esse exame examina as células na urina quanto à presença de substâncias como a mucina e o antígeno carcinoembrionário (CEA), que frequentemente são encontradas nas células cancerígenas.

Sintomas de infecção na bexiga
De maneira geral, a pessoa sente dor acima do osso púbico e frequentemente na parte inferior das costas. Micção frequente durante a noite (noctúria) pode ser outro sintoma. A urina pode estar turva em infecções graves.

Espessamento revelado na tomografia computadorizada (TC) ocorre em variantes normais e diversas patologias. Deve-se analisar vários parâmetros como: padrão de atenuação e reforço lesional, localização, extensão (focal, segmentar ou difusa), simetria, grau de espessamento e anormalidades associadas.

Espessamentos simétricos têm maior probabilidade de corresponderem a alterações inflamatórias ou vasculares. Espessamentos assimétricos, irregulares ou associados a componente expansivo (intraluminal ou exofítico) geralmente correspondem a lesões neoplásicas, benignas ou malignas.

Tratamento: O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia.

Pyridium é um analgésico com atuação trato urinário, sendo indicado para aliviar dor, ardor ou desconforto ao urinar, sintomas comuns de infecções no sistema urinário.

exercícios de Kegel

Um dos exercícios mais indicados para tratar qualquer condição que envolve o trato urinário são os exercícios de Kegel. A melhor maneira para realizá-los é esvaziando a bexiga e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

A cistectomia é uma cirurgia de grande porte, com riscos a curto prazo, que incluem reações à anestesia, dor, sangramento, formação de coágulos sanguíneos, e infecções. A maioria das pessoas terá pelo menos alguma dor após a cirurgia, que poderá ser controlada com medicamentos.

Nem todos os tumores da bexiga são malignos, sendo que cerca de 5% dos casos são tumores são benignos.

Geralmente, a recuperação do controle urinário ocorre de 3 a 6 meses após a cirurgia. Contudo, dependendo do grau de incontinência, esse período pode se estender por até 1 ano.

Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura.