O que é espaço para Laban?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Laban nos diz, por exemplo, que o espaço é o aspecto invisível do movimento, enquanto o movimento torna o espaço visível (Laban, 1966). Ele também nos diz que o espaço nunca está vazio. Há sempre matéria em movimento no espaço, seja o oxigênio e os gases invisíveis, ou os átomos de uma parede de concreto.

A teoria de Laban é baseada em quatro categorias: corpo, expressividade, forma e espaço. A expressividade é composta por quatro fatores: fluxo (contido ou livre), espaço, peso e tempo.

As danças tradicionais ocorrem, geralmente, em um ambiente ligado a cultura de um povo, como no centro de uma tribo ou nas ruas de algumas cidade especifica. Já as danças criativas podem ocorrer em qualquer ambiente, desde um salão de dança até uma calçada qualquer.

Tempo: é o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado. Peso: são forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. Fluência: é o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Espaço: é no espaço que a dança acontece.

Na dança temos de saber conjugar os nossos movimentos com o espaço que temos e queremos utilizar. E algo que se desenvolve nas aulas de dança contemporânea é a percepção do espaço como explica a professora Ana Montalvão.

O espaço remete ao trajeto feito pelo corpo que vai desde o início ao fim. Nessa classificação são estudadas as direções, isso é: diagonais, cima, baixo, lado, costas e frente. É também avaliado as dimensões, (pequeno, médio e grande), as extensões (perto, médio e distante), bem como os níveis (baixo, médio e alto).

Resposta verificada por especialistas
o tempo é a forma de contagem do movimento e o espaço o lugar onde executamos estes movimentos.

Em seus estudos, ele identificou quatro fatores principais que compõem o movimento humano: o corpo, o espaço, o tempo e o fluxo.

São portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Dentro do espaço são estudada as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).

Laban afirma que o estudo das dinâmicas e das qualidades dos movimentos faz com que o indivíduo interiorize estas qualidades, tornando-as orgânicas, e a partir daí possa escolher com mais propriedade movimentos adequados e econômicos para expressar e conseguir suas intenções.

Segundo Laban (1980, cit. por Oliveira, 2009), o movimento perspectivava-se holisticamente como um processo onde os segmentos do corpo, das formas, do espaço e das relações se combinam mas não formam o todo, sendo o todo mais do que as partes.

Na dança, o corpo performático altera temporariamente as relações de presença, de percepção e a noção do lugar, deste modo, alterando-o. Ao mesmo tempo ela ocorre no encontro do corpo em movimento com o espaço, sendo o corpo atravessado por ele.

Atualmente, a dança moderna divide espaço com o balé, inclusive, entre as companhias de dança mais acadêmicas.

A Kinesfera ou Cinesfera é a possibilidades de movimentos do nosso corpo no espaço sem que haja um deslocamento. é tudo que podemos alcançar, sem nos deslocarmos, com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. Podemos estudar a Kinesfera a partir o ICOSAEDRO.

São quatro os fatores que imprimem qualidades específicas ao movimento: Fluência, Espaço, Peso e Tempo.

Percepção do tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração); contrastes (rápido, médio, lento), contratempo. Além dessas características do tempo entende-se a atenção ao tempo presente como fundamental para o estudo da dança.

O espaço é onde a dança está acontecendo 3º) O Tempo: Todo movimento expressivo tem um ritmo e se dá de acordo com organizações temporais. Assim como na música, a dança é uma Arte que ocorre em determinado tempo.

Laban chamou o espaço pessoal de Kinesfera. Na imagem ao lado, a bailarina explora sua kinesfera com movimentos do corpo. A figura geométrica em volta dela é um icosaedro, uma forma tridimensional composta por vinte faces. Laban utilizou essa forma geométrica pra facilitar os estudos acerca do espaço pessoa.