O que é escrita disléxica?

Perguntado por: lmoraes6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

A dislexia ou Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura, é caracterizada pela dificuldades em ler, interpretar e escrever. Essa persistente comprometimento é relacionado a decodificar, ler isoladamente as palavras e relaciona-las.

A dislexia é considerada um distúrbio de aprendizagem, sendo que seu principal sintoma é a dificuldade para ler e/ou escrever. O disléxico tem uma maior dificuldade para relacionar corretamente letras e sons, assim como formar ou escrever palavras na ordem ideal das sílabas.

Além disso, quanto mais cedo se iniciar a intervenção, mais eficiente ela é. Mas nunca é tarde demais para pessoas com dislexia aprenderem a ler: adultos disléxicos também podem aprender a ler se receberem uma intervenção apropriada.

Possuem dificuldade em entender que as palavras podem ser divididas em partes; dificuldade em associar letras a sons; incapacidade de ler palavras simples; reclamações de o quanto é difícil ler; histórico de problemas de leitura presente nos pais e irmãos.

As atividades que trabalham a percepção auditiva ajudam os alunos com dislexia a perceber o som e as formas das palavras. Usar a música e as rimas, trabalhando ritmo, concentração, atenção, o som e suas formas, é ótimo para estimular a aprendizagem dos alunos com dislexia.

Muitas pessoas disléxicas acabam desmotivadas a estudar porque não há um apoio ou estímulo adequado a elas, o que é essencial. Por se tratar de uma dificuldade primária de aprendizagem, está relacionada à reprovação escolar. Por isso, a escola tem papel fundamental na identificação de alunos disléxicos.

Na dislexia genética existe uma disfunção no cromossomo 6, fazendo com que a criança já nasça com a dislexia, mas não significa que, por ela ser genética, seja hereditária, ou seja, o pai ou a mãe pode ser disléxico mas os filhos não, ou vice-versa.

Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

Mas são dois distúrbios completamente diferentes que afetam o cérebro das pessoas de maneiras diferentes. Enquanto a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, o autismo é um transtorno do desenvolvimento.

A dislexia e as condições que lhe podem estar associadas, como as perturbações de linguagem, o défice de atenção, a discalculia, afetam não apenas a aprendizagem da leitura e da escrita, como também todas as aprendizagens que envolvam memória verbal e dependam do bom domínio da linguagem.

Normalmente, quem realiza o diagnóstico de dislexia é um psicólogo clínico, através de testes, observação da criança e conversa com os pais. Como existem diferentes formas de dislexia, como dificuldade de aprendizagem na leitura, linguagem escrita ou matemática, o psicólogo também diagnostica o tipo específico.

Teste de Consciência Fonológica

Teste de Consciência Fonológica (CTOPP) – este teste avalia a habilidade da pessoa de reconhecer e manipular sons da linguagem falada. Avaliação da escrita de Kaufman (KTEA) – este teste avalia a habilidade de escrita da pessoa, incluindo a habilidade de soletrar corretamente e formar frases e parágrafos.

Diagnóstico da dislexia
Por isso, além da avaliação com o médico neurologista, o diagnóstico do distúrbio pode incluir a avaliação psicológica e/ou psicopedagógica, exame de audiometria, exame oftalmológico, testes de fluência verbal e avaliação do desempenho cognitivo.

O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.

Os jogos de forca, caça-palavras e palavras-cruzadas são boas opções de atividades para crianças com dislexia, pois estimulam a memória e ajudam na identificação das sílabas que compõem a formação correta das palavras.

Sempre estão mexendo os pés ou as mãos; Apresentam dificuldades em seguir regras e realizar operações matemática; Podem ter dificuldade em associar a fonética das letras às palavras; São bastante impulsivas.

Nova lei prevê assistência integral a aluno com transtorno de aprendizagem, como dislexia e TDAH.

Deve ser emitido por médico especialista ou equipe médica multidisciplinar após a realização de exames de uma determinada situação através da qual se apresenta e descreve um diagnóstico (c/código CID).

A dislexia afeta a interpretação da leitura e a escrita desses alunos, contudo, eles possuem outras habilidades como a criatividade, a imaginação e o raciocínio aguçado, tendo aptidão para outros conteúdos como matemática, artes, informática e etc., que poderão ser utilizados pelos professores durantes as aulas de ...

Sim, pois a Constituição Federal de 1988 (arts. 205, 206, 208 e 208), as Normas Gerais da Educação e a Lei n. 13.146/15 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoal com Deficiência (arts.