O que é Escotomas relativos?

Perguntado por: oesteves5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Um escotoma representa um borramento ou ponto cego que obstrui o campo visual total ou parcialmente. Os escotomas podem envolver qualquer parte do campo visual e se manifestar de diferentes formas e tamanhos.

Um escotoma é um ponto cego em sua visão. Dependendo de seu tamanho e gravidade, um escotoma também pode parecer um ponto escuro ou embaçado em sua visão. A maioria dos escotomas são pontos cegos permanentes; mas alguns podem ser temporários, dependendo do que os causa.

A campimetria, por sua vez, avalia também com alta precisão falhas no campo visual periférico do paciente, detectando os chamados escotomas. Trata-se de um procedimento rápido e indolor, no qual o paciente senta-se com o rosto apoiado no aparelho chamado campímetro.

Tais como os fármacos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno. Seu uso descontrolado pode causar visão desfocada ou visão dupla. Uma parcela menor de analgésicos também faz com que a pupila se estreite, resultando na dificuldade para enxergar no escuro.

No caso de moscas volantes, é recomendado que você marque sua consulta urgentemente, especialmente se aparecerem de súbito, pois geralmente indicam descolamento de retina, que pode evoluir à cegueira.

“Alterações visuais, turvação visual, escotomas (ver 'estrelinhas') podem estar relacionadas a uma elevação aguda da pressão arterial. Porém, isso só ocorre em raros casos e quando a pressão arterial está muito elevada – ou quando essa elevação ocorreu de forma aguda”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa.

Na maioria dos casos, as manchas tendem a desaparecer, sem ser necessária qualquer intervenção médica. No entanto, para quem apresenta algum dos sintomas mencionados de maior gravidade — como quando há descolamento do vítreo —, a recomendação pode ser o tratamento com uso de laser ou cirurgia, como a vitrectomia.

O glaucoma não tem cura, mas com o tratamento adequado, a doença pode ser controlada e o paciente não perderá a visão.

O que são Moscas Volantes? “Moscas volantes” são pequenas opacificações que parecem flutuar no campo de visão. Elas ocorrem devido a pequenas condensações no vítreo (gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular).

Trata-se de uma doença grave, de prognóstico ruim, que ocorre em consequência da formação de vasos atípicos da íris, estando relacionada à falta de oxigenação da retina.

escotoma

O ponto cego, ou escotoma, é o local nos nossos olhos em que o nervo ótico passa através da retina para o cérebro.

A pressão dos olhos é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). Uma pressão ocular normal varia de 10-21 mmHg. Considera-se hipertensão nos olhos uma pressão ocular acima de 21 mmHg.

O campo de visão normal é de cerca de 140 graus para cada olho (visão monocular) e cerca de 180 graus para ambos os olhos (visão binocular).

Para isso, cubra um olho de cada vez enquanto focaliza algo diretamente à sua frente. Então, peça a um ajudante que mostre os dedos em sua visão periférica para ver se você consegue dizer quantos dedos ele está segurando.

Com a alteração dessa musculatura, causada pelo estresse e ansiedade, a visão pode ficar embaçada. Também, pode causar coceira e dor ocular e fortes cefaleias (dores de cabeça), além dos problemas refracionais citados. Os sintomas oculares podem ser momentâneos e isolados.

As moscas volantes podem sumir em meses ou até semanas. Nos casos em que ela não desaparece, se elas não causarem incômodo na visão, o tratamento é somente observar.

Sintomas das moscas volantes
O principal sintoma das moscas volantes, é o surgimento de manchas no campo de visão que: Semelhante a moscas, pontos, fios ou linhas que pairam no ar; Se movem quando se mexe os olhos, ou quando tenta olhar para eles; São mais fáceis de se olhar, quando observamos uma superfície branca.

O surgimento das moscas volantes pode ser causado pelo envelhecimento, visto que podem ocorrer alterações no humor vítreo com o avançar da idade. Contudo, o problema também pode acometer quem tem miopia ou alguma inflamação ocular, passou pela cirurgia de catarata ou sofreu traumatismo no olho.

Os sintomas são outros: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes”, isto é, a sensação de insetos voando diante dos olhos e, nos casos mais graves, perda total da visão.

Visão turva ou embaçada
A visão embaçada pode ser sinal da presença de um descolamento de retina. Isso acontece porque o descolamento pode ocorrer em regiões periféricas, projetando uma sombra no campo de visão, ou em uma região central, causando a percepão de uma sombra central.