O que é escoamento da água?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O que é o escoamento da água? Escoamento da água é o movimento da água pela superfície terrestre quando o solo atinge o seu limite de absorção. Com origem nas precipitações, acontece quando parte da água se infiltra no solo e o restante escoa pela superfície por causa da gravidade.

Escoamento subterrâneo ou básico. Tipo de solo: interfere na taxa de infiltração da água no solo e na capacidade de retenção de água no solo superfície.

substantivo masculino Ação ou efeito de escoar (líquidos); escoadura ou escoação. Plano que, geralmente inclinado, pode utilizado para escoar água; superfície inclinada por onde as águas podem escoar. [Figurado] Movimentação de pessoas, veículos etc., que saem de um lugar para outro.

O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. É de fundamental importância para o projeto de obras de engenharia, dimensionadas de modo a suportar as vazões máximas decorrentes do escoamento superficial.

Existem várias maneiras de diminuir o fluxo de água de escoamento devido a fortes chuvas. Duas técnicas são: Barreiras parciais feitas pelo homem (“estruturas de queda”, “vergas de controle”) colocadas em córregos em encostas íngremes para reduzir a velocidade média da água (pense: cachoeiras sintéticas, castores!).

No meio rural, como citado anteriormente, o aumento do escoamento superficial acontece por meio da compactação do solo ou alteração na cobertura vegetal das áreas. A ideia que se tem, dentro da engenharia, é substituir o antigo conceito de drenagem por outro mais amplo, que é manejo de águas pluviais.

Este processo provoca alterações nos ambientes, tais como desmatamento, impermeabilização do solo, movimentos de terra, alteração da topografia, aterramentos de áreas baixas ou alagadas e a veiculação de poluentes.

Escoamento Laminar: As partículas descrevem trajetórias paralelas. Escoamento Turbulento: As trajetórias são errantes e cuja previsão é impossível; Escoamento de Transição: Representa a passagem do escoamento laminar para o turbulento ou vice-versa.

Isso significa que a vazão está realizando trabalho na massa . Chamamos esse trabalho de trabalho de escoamento . é a pressão do gás que está entrando; é a variação do volume da massa , quando o gás entra.

Um escoamento é classificado como uni, bi ou tridimensional dependendo do número de coordenadas espaciais requeridas na especificação do campo de velocidades. Se as propriedades do fluido em um ponto do campo não mudam com o tempo o escoamento é denominado escoamento em regime permanente.

O ciclo do escoamento pode ser descrito em três fases: na primeira fase o solo está seco e as reservas de água estão baixas; na fase seguinte, iniciada a precipitação, ocorrem interceptação, infiltração e escoamento superficial; na última fase o sistema volta a seu estado normal, após a precipitação.

O escoamento variável ocorre quando as propriedades de um fluído e das partículas que o constituem, em cada ponto, apresentam variações no tempo.

4 fluxo, curso, corrimento, fluidez, fluência.

Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).