O que é Escherichia coli na urina acima de 100.000 UFC ml?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

A bactéria Escherichia coli fica no trato digestivo, mas é a grande causa de infecção urinária, principalmente nas mulheres por conta da questão anatômica da mulher. Essa bactéria também pode causar infecção urinária no homem, porém, nos homens que têm problemas de próstata aumentada.

6 – Escherichia coli (E.
Esta bactéria é inofensiva enquanto está no intestino humano. Contudo, pode causar sérios problemas quando em contato com outros órgãos, levando a infecções alimentares, assim como meningites e infecção urinária.

A bactéria mais frequente na infecção urinária é a Escherichia Coli e faz parte da flora intestinal normal. Podemos assim constatar como são importantes os hábitos de higiene adequados para a prevenção das infecções urinárias.

Nos casos de infecção pela bactéria Escherichia Coli é comum que seja feita a intervenção com o uso de antibióticos. Além disso, existem medicações analgésicas para o alívio dos sintomas.

De acordo com o Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), 2018, os antimicrobianos testados foram ciprofloxacin, norfloxacin, sulfazotrim, nitrofurantoína, ampicilina, amoxicilina + ácido clavulânico, cefalotina, ceftazidima, ceftriaxona, cefepime, imipenem, ertapenem, amicacina e gentamicina.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

A transmissão ao homem pode ocorrer pelo consumo de alimentos contaminados, principalmente carne e leite crus ou mal cozidos, e também pelo consumo de vegetais crus. Outra possibilidade é a transmissão de pessoa a pessoa, pela via fecal-oral.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Infecção gastrintestinal por Enterohemorrhagic E. coli. coli entero-hemorrágicas (ECEH) tipicamente causam diarreia sanguinolenta aguda, que pode provocar síndrome hemolítico-urêmica... leia mais (ECEH) é tratada com antibióticos apropriados.

O antibiótico mais comumente recomendado é rifaximina.

Esse é um quadro que pode levar a uma infecção urinária. "Os sintomas da escherichia coli na urina são dor, ardor, coceira e sensação de bexiga cheia", diz o médico. O diagnóstico se dá pelo exame de Urina I e Urocultura. O tratamento é feito com antibióticos.

Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). Outros microorganismos também podem provocar cistite.

A prevenção de infecções do trato urinário causadas por E. coli envolve beber bastante líquidos e evitar a contaminação da uretra (a abertura pela qual a urina sai) com fezes. As mulheres, por exemplo, devem se limpar da frente para trás após urinar ou evacuar.

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Se não houver melhora dos sintomas dentro de 2-3 dias após o início do antibiótico, deve-se procurar o médico novamente para investigação.

Consulte um médico para determinar o tratamento mais adequado. P: Quanto tempo demora para o antibiótico para infecção de urina fazer efeito? R: Geralmente, os sintomas começam a melhorar dentro de 1 a 3 dias após o início do tratamento com antibiótico para infecção de urina.