O que é escala dominante?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Dominante na teoria musical é um dos graus da escala musical diatónica. Na música tonal e no modo maior das escalas representa o quinto grau, localizado entre os graus subdominante e a superdominante.

No caso dos acordes, o quinto grau possui um trítono. Quando analisamos melodicamente, a nota que melhor caracteriza a função dominante é a sensível, pois ela está a um semitom de distância da tônica (caminha cromaticamente para resolver na tônica). Por isso ela é a nota que melhor representa a função dominante.

O acorde dominante é o acorde formado no quinto grau da escala maior, neste caso, Sol maior com sétima dominante.

Dominante secundário (ou dominante secundária) é qualquer acorde que possui a função dominante sobre outro acorde que não é a tônica da música.

Por exemplo, Dó maior. Portanto, o acorde de Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e Sol. Basta que você aperte (ou deixe soar) essas notas no seu instrumento que você terá o acorde de Dó maior. Portanto, o acorde de Fá menor é formado pelas notas Fá, Lá bemol e Dó.

Por exemplo, a nota Dó é a tônica tanto da tonalidade de C (Dó maior) quanto de Cm (Dó menor). (Os tons que têm a mesma tônica são chamados “Homônimos”. Por exemplo, D é homônimo de Dm).

O acorde subdominante é formado sobre o 4º grau da escala. Se tomarmos como exemplo a tonalidadede de Dó Maior, teremos o acorde de Fá Maior como subdominante. A descrição da função subdominante é um pouco abstrata, sendo descrita como "Afastamento".

Os graus da escala também têm um nome próprio, sendo os seguintes:

  • Grau – Tónica;
  • Grau – Sobre-tónica;
  • Grau – Mediante;
  • Grau – Sub-dominante;
  • Grau – Dominante;
  • Grau – Sobre-dominante;
  • Grau – Sensível;

Cada nota de uma escala tem um nome especial, chamado de grau da escala. A primeira nota é chamada de tônica. A quinta nota é chamada de dominante. A quarta nota é chamada de subdominante (ou seja, abaixo da dominante).

Trata-se de um acorde de estrutura dominante que possui a mesma sensível (7M) e o mesmo trítono da tonalidade, porém, com baixo em outra nota. Este acorde está localizado uma 5dim acima do acorde V7 e pode substituí-lo na preparação do Grau I.

Na formação das Escalas Menores, os graus modais (III, VI e VII), sofrerão alterações em relação à escala maior. Estes graus serão “bemolizados”, ou seja: sofrerão uma redução de meio tom. Repare que o III, VI e VII graus sofreram alterações em relação à escala de Dó Maior.

O dominante auxiliar é o acorde que prepara um A.E.M. (acorde de empréstimo modal). Por exemplo: numa música cuja tonalidade é Dó maior, pode surgir o acorde Eb que é original da tonalidade de Dó menor, e para ele o dominante auxiliar é o acorde Bb7.

O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.