O que é escala de trabalho 2x2?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A referida escala de trabalho é benéfica ao empregado, uma vez que prevê o período de 2 dias de descanso após 2 dias de trabalho. Na escala 2x2 a média de trabalho é de 42 horas semanais o que demonstra que o limite de 44 horas/ semana, estabelecido na Constituição Federal , está sendo respeitado.

II - Sendo utilizada escala 2x1, o obreiro terá laborado, ao final da primeira e segunda semanas, 120 horas - 60 horas em cada. Já na terceira semana, o total de horas trabalhadas chega a 48.

O trabalho aos domingos no comércio
– Adoção do sistema 1×1, ou seja, em domingos alternados, em que a cada domingo trabalhado, segue-se outro domingo, necessariamente, de descanso, a título de descanso semanal remunerado (DSR), devendo este ser concedido, no máximo, após seis dias trabalho consecutivo.

Caso o profissional seja escalado para trabalhar nesse dia, tem direito a tirar outro dia de folga, além daqueles já previstos em sua jornada, ou então receber o valor correspondente ao dia em dobro.

No caso de domingos e feriados, os trabalhadores que extrapolam as horas de trabalho convencionais têm direito à hora extra 100%. Então, para calcular o valor da hora extra no feriado é preciso, novamente, saber a remuneração por hora do funcionário.

A escala 4×3 é uma forma de organização de horários de trabalho em que os funcionários trabalham quatro dias seguidos, com folga de três dias em seguida. Essa escala também é conhecida como “escala de trabalho 4 por 3” ou “escala 4/3”.

Escala 6x2
Nesse modelo, os contratados em formato CLT trabalham seis dias da semana por um período de até oito horas por dia e tiram dois dias de folga. Então, cada dia de trabalho tem 7 horas e 20 minutos, mas o total de horas semanais trabalhadas não pode exceder 44.

A escala de trabalho 4×2 atende principalmente a jornada diária de seis horas, totalizando 24 horas semanais. Neste caso, são realizados quatro turnos de seis horas seguidas, com direito a dois dias de folga.

A escala de trabalho 5X1 significa que a cada 5 dias que o empregado trabalha o ele terá 1 de folga. É importante ressaltar que com esse tipo de escala, o funcionário passa a ter um domingo de folga por mês. Já na jornada de trabalho 6X1, o funcionário trabalha 6 dias e tem 1 dia de folga.

Segundo ele, na escala 3x1, o militar vai trabalhar três dias e folgar um. No outro ciclo ele trabalha mais três dias e folga dois. No decorrer do mês o militar folgaria dois finais de semana, só que sábado ou domingo. Ou seja, ele não folgaria sábado e domingo.

ESCALA DE TRABALHO 3X3. IRREGULARIDADE. É irregular a adoção da escala de trabalho 3x3, caracterizado pelo labor em jornada de 12 horas por 3 dias da semana seguido e mediante a concessão de folga nos três dias subsequentes, na medida em que acarreta a extrapolação da carga máxima semanal prevista no art.

Tudo sobre a Jornada 12x36 após a Medida Provisória 808
Outras questões sobre a jornada 12x36 Os trabalhadores em escala 12x36 não têm o direito à remuneração em dobro pelos feriados trabalhados e nem pelos domingos trabalhados.

É preciso ter atenção no sentido de que a jornada somente pode ter 12 horas num dia caso ela seja sucedida de descanso de 36 horas. Para isso, será igualmente requisitada a autorização do sindicato da categoria dos trabalhadores, o acordo entre trabalhador e empregador e a previsão em contrato de trabalho.

Como funcionam as folgas de quem trabalha 12×36? As folgas nesse modelo de trabalho acontecem de forma intercalada, como já vimos. É por isso que quem trabalha 12×36 não tem direito a folga no domingo, a menos que a escala assim determine.

Jornada de trabalho: antes, a jornada permitida na legislação era fixada em 44 horas semanais e 220 horas mensais, podendo o funcionário realizar 2 horas extras ao dia. Atualmente, a CLT também diz que as empresas podem adotar a escala 12×36, diante do acordo coletivo ou acordo individual.

Isso porque, para os trabalhadores mensalistas — que recebem o salário uma vez por mês — o cálculo de pagamento do salário considera 30 dias, e não 31.

Com essa escala, a empresa cria condições para que o descanso aos domingos seja possível para trabalhadores de tempos em tempos. A legislação estabelece que cada funcionário tenha folga aos domingos, no máximo, a cada sete semanas.