O que é escala de cinza na radiologia?

Perguntado por: lporto5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Parte importante dessa avaliação é a mediana de escala de cinza (gray-scale median – GSM), que divide o número de pixels da área selecionada pela metade: 50% dos pixels com amplitude maior e 50% dos pixels com amplitude menor.

Hounsfield compôs uma escala designando, arbitrariamente, a água com o número 0 (zero), o osso com o número 1.000 e o ar com o número negativo -1.000. Assim, a gradação da densidade dos tecidos na escala de cinza perfaz um total de cerca de 2.000 tons de cinza (tabela 2.1).

Existe uma escala de densidades que varia da tonalidade negra à branca de acordo com a espessura e peso atômico dos tecidos radiografados: Densidade OSSO – radiopaco (branco); Densidade ÁGUA (cinza claro); Densidade GORDURA (cinza mais escuro);

Os tons de cinza e seu significado
O cinza é um tom entre o preto e o branco, tendo diversas nuances interessantes. Essa cor indica estabilidade, neutralidade, sofisticação, elegância e ausência de emoções. Além disso, o cinza também está ligado a solidez, amadurecimento e compostura.

Quais são os tons de cinza

  • Cinza claro. Os tons de cinza claro são delicados e garantem uma base bem neutra e clean ao ambiente. ...
  • Cinza prata. ...
  • Cinza névoa. ...
  • Preto floresta. ...
  • Inox. ...
  • Cinza medieval. ...
  • Cinza grafite. ...
  • Preto.

O processo de modificação da relação entre os números TC e escala de tons de cinza é chamada janelamento. O formato da imagem em TC é escolhido pelo operador antes do exame e depende da anatomia do estudo a ser realizado.

O DLP representa a dose de radiação de um corte de TC multiplicado pela extensão do estudo e é medido em mGy/cm.

Reconstrução multiplanar (MPR)
A reconstrução multiplanar (MPR) é uma das técnicas mais populares na tomografia. Quando lançada, representou um grande avanço na área, pois permite reconstruir imagens para outro plano de visualização a partir de uma única série.

O primeiro aparelho de tomografia do mundo foi instalado no Hospital de Atkinson-Morley, em Londres, e a primeira avaliação foi realizada, em 1971, em uma mulher com tumor do lobo frontal esquerdo.

-20 a -10 UH.

CONTRASTE: É a diferença de tons de cinza entre as densidades do filme.

O ruído na imagem radiográfica é uma variação aleatória da densidade de fundo da imagem. Esta variação pode dar às imagens uma aparência granulada ou texturizada, mais ou menos como aquelas TVs antigas sem sinal.

Outros fatores que influenciam no detalhe são tamanho do ponto focal, DFoFi (Distância foco-filme) e DOF (Distância objeto-filme). O uso de menor ponto focal resulta em menor borramento geométrico, ou seja, em uma imagem mais nítida ou melhores detalhes.

De acordo com a Popular Science, humanos conseguem distinguir, em média, 30 tons de cinza. Claro, esse número pode variar uns dois ou três tons para cima ou para baixo dependendo de texturas e iluminação, mas a média é essa.