O que é Erê no candomblé?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regência está ligada à infância.

Características dos Erês:

  • Gostam de dançar e brincar;
  • Podem chorar e fazer birra;
  • Comem doces e guloseimas;
  • Trazem energia positiva para o terreiro;
  • Falam a verdade sem tabu;
  • Fazem perguntas importantes, mas vistas como “inconvenientes”;
  • Podem auxiliar em passes e rituais;
  • E transmitem a mensagem do Orixá.

Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.

Para os yorubás a divindade que comanda o siré é Ibéji (Os gêmeos). Aqui no Brasil o Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente, logo após a primeira incorporação do Orixá. O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá.

Oração aos Erês/Crianças II
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

ERÊ: AS CRIANÇAS TERRÍVEIS DO CANDOMBLÉ | Antropologia.

Representam as crianças, são alegres, travessos, manhosos, cheios de dengo e manias. São a síntese da pureza. Geralmente são muito ligados à linha das almas ( Pretos e Pretas-velhas), sempre pedindo suas bênçãos e se referindo a eles como "Vô" e "Vó". São apegados aos seus apetrechos.

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

porque chute tem uma energia de. muita densidade não é uma energia Sutil é uma energia densa e eu preto não atrapalha e é por isso que são. inúmeros a maior parte dos terreiros de umbanda nas.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

Os Erês também gostam de comidas típicas afro, como o mugunzá e carurú. Ibeji saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!”

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

A única diferença seria que os Erês vibram numa energia extremamente sutil e positivada, enquanto que os Exús-Mirins vibrariam em uma energia densa e negativada.

No dia 27 de setembro se celebra em muitas partes do Brasil uma festa religiosa bastante popular, que se formou no entrecruzamento de diversas tradições religiosas.

A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar". Daí a expressão siré que significa "fazer brincadeiras". A palavra iré em iorubá significa "boa ação ou favor".

A Umbanda denomina de Beijada as entidades infantis ligadas aos Orixás com as características de seus domínios. Mariazinha da Praia, por exemplo, é uma criança ligada a Yemanjá. Joãozinho da Mata é ligado a Oxóssi e assim sucessivamente. A Falange de Beijada gosta de bolos, doces, balas, frutas e refrigerantes.