O que é equidade de raça?
A busca pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas – independente de sexo, cor, etnia, idade, orientação sexual, origem social, capacidade física ou mental – é um dos nossos compromissos com o respeito aos direitos humanos e a não discriminação.
O que é equidade racial?
Equidade: a inclusão racial deve garantir que todas as pessoas, independentemente de sua raça, tenham acesso aos mesmos recursos e oportunidades para se desenvolver e alcançar seus objetivos.
O que é equidade e como podemos alcançar?
Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.
O que é equidade racial na escola?
Em outras palavras, promover a equidade racial é reconhecer o direito de todas as raças. O que também deve ser feito na Educação, proporcionando um ensino de qualidade, integral, inclusivo e democrático, que valorize os povos e as culturas africanas e afro-brasileiras, assim como a indígena.
O que é igualdade e equidade exemplos?
Igualdade - disponibilização de matéria online para todos os estudantes. Equidade - superação das diferenças em relação a aparelhos e conexão de internet, permitindo a igualdade de acesso aos conteúdos.
Porque a equidade pode transformar a sociedade?
Dessa forma, uma sociedade com equidade busca corrigir os desequilíbrios que existem, a partir da aplicação correta de direitos fundamentais como os Direitos Humanos. Isso porque, muitas vezes, o tratamento igual entre diferentes pessoas pode favorecer a desigualdade.
O que é a equidade social?
A equidade social é a garantia da universalização de acesso aos direitos previstos em nossa Constituição e, portanto, chave para um projeto de sociedade justa e fraterna.
O que é preciso para promover a igualdade racial?
Entre os mecanismos para produção de igualdades raciais, citou algumas estratégias individuais e coletiva, entre elas: remoção de obstáculos para que pessoas de grupos minoritários possam ascender; criação de espaços para educação e reflexão sobre o assunto; promoção de acolhimento aos possíveis conflitos raciais e de ...
Qual é a teoria da equidade?
Teoria da Equidade refere-se a uma percepção de um tratamento igual perante um comportamento ou uma ação na presença de uma determinada situação similar.
Qual a diferença de igualdade e equidade?
De maneira prática, a igualdade consiste em oferecer o mesmo tratamento e oportunidade a todos, sem qualquer tipo de distinção. Já a equidade está relacionada com garantir que todos sejam tratados com justiça, eliminando as vulnerabilidades que causam diferenças.
Quais os principais tipos de equidade?
“(…)a equidade distingue-se em equidade judicial e equidade legal.
Quais são os 5 princípios do SUS equidade?
Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
O que é trabalhar com equidade?
Saiba como a equidade é essencial para a inclusão no mercado de trabalho. A equidade é um conceito essencial para a promoção da inclusão no mercado de trabalho. Ela se refere à igualdade de chances e também a tratar de forma justa todas as pessoas, apesar de seus traços pessoais.
Como trabalhar equidade racial na escola?
Para promover a equidade racial, a gestão escolar precisa compreender que o debate das relações étnico-raciais não passa apenas por reconhecer a existência do racismo, mas também por compreender a relação entre desigualdade racial e desigualdade educacional.
Qual a importância da equidade na educação?
“A equidade na educação deveria ser um caminho para que alcancemos uma educação democrática no sentido pleno da palavra. E que isso implique uma mudança institucional no campo das políticas educacionais, dos currículos, da relação professor-aluno, da formação inicial e da formação continuada de professores”, declara.
Qual é a diferença entre raça cor e etnia?
Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.