O que é epitélio escamoso glandular?

Perguntado por: uperalta7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

Significa que : 1)Que não foi detectada nenhuma célula maligna ou seja que seu exame preventivo não detectou nenhum risco no atual momento para câncer de colo uterino. 2)Que sua microbiota vaginal está normal e que não foi detectado pelo método nenhuma bactéria , fungos ou vírus .

Epitélio escamoso (pavimentoso) estratificado - múltiplas camadas de epitélio escamoso (pavimentoso) achatado que fornecem proteção contra a abrasão e a perda de água. Este tipo de tecido é subdividido em queratinizado e não queratinizado.

Portanto, amostra com epitélio escamoso, é normal. O que deve ser avaliado, é se nessas células ou nas outras, existe algum tipo de lesão. Em caso de dúvida, procure um ginecologista.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Carcinoma de células escamosas ou espinocelulares.
Esse resultado significa que é provável que a mulher tenha um câncer invasivo. Devem ser realizados exames adicionais para garantir o diagnóstico antes de planejar o tratamento.

Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.

1. Que está coberto de escamas. 2. [ Botânica ] Que tem escamas.

O Papanicolaou é um exame excelente para encontrar células cancerosas e células que poderiam se tornar um câncer. O HPV é um vírus que pode provocar alterações nas células do colo uterino. O exame de HPV verifica a presença de vírus. Pode ser feito durante ou ao mesmo tempo em que é realizado o Papanicolaou.

Significado de Epitélio
substantivo masculino Histologia Tecido formado de uma ou de várias camadas de células e que recobre o corpo e as cavidades internas: a epiderme é um epitélio.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção. Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio.

CAUSAS: AGENTES FÍSICOS ( trauma, coito), AGENTES QUÍMICOS (drogas, ácidos), AGENTES BIOLÓGICOS (Vírus, Bactérias, DST). escamosa. Considerada área de risco, que levam ao desenvolvimento do câncer do colo uterino.

1.1.1 Escamosas
O epitélio escamoso estratificado não queratinizado reveste originalmente a mucosa da ectocérvice e da vagina. Na fase reprodutiva, o epitélio escamoso estratificado apresenta as seguintes camadas: basal, parabasal, intermediária e superficial.

O colo uterino é recoberto por epitélios escamoso e colunar estratificados não–queratinizados. Esses dois tipos de epitélio encontram-se na junção escamocolunar.

O Papanicolaou identifica diversos tipos de lesões e doenças:

  • Infecções vaginais, como candidíase;
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorreia;
  • Lesões precursoras e câncer de colo de útero e endométrio.

Exame papanicolau detecta quais doenças?

  • Clamídia;
  • Sífilis;
  • Gonorreia;
  • HPV;
  • Candidíase;
  • Tricomoníase;
  • Detectar presença de nódulos ou cistos.

O que pode ser identificado no resultado de Papanicolau
Após as descrições, se não encontrar lesões pré-malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para células neoplásicas, ausência de atipias ou negativo para malignidade, o que anteriormente era definido como classe I (normal) ou classe II (inflamatório).

A exposição crônica à luz solar, uso de câmeras de bronzeamento e feridas na pele são algumas causas mais frequentes do carcinoma de células escamosas da pele. Além disso, também pode ocorrer o desenvolvimento da doença por infecções crônicas e inflamações na pele ou em pessoas com HIV e doenças autoimunes.

As opções de tratamento incluem radioterapia com ou sem quimioterapia para retardar o crescimento do tumor e aliviar os sintomas da doença. Os esquemas de quimioterapia administrados utilizam um composto de platina (cisplatina ou carboplatina) associado a outro medicamento, como o paclitaxel, gemcitabina ou topotecano.

Tratamento do carcinoma de células escamosas
, incluindo eletrocoagulação e curetagem, exérese cirúrgica, crioterapia, quimioterapia tópica (imiquimode ou 5-fluoruracila) e terapia fotodinâmica, ou ocasionalmente radioterapia.