O que é EPC exemplos?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros. descargas atmosféricas; • Placas de sinalização; Fitas antiderrapantes de degrau de escada.

Veja quais são os principais EPCs usados no ambiente hospitalar

  • Cabine de exaustão química. ...
  • Caixa de perfurocortante. ...
  • Auxiliares de pipetagem. ...
  • Chuveiro de emergência. ...
  • Lava-olhos. ...
  • Extintores de incêndios.

Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) é uma categoria de dispositivos que promove a segurança aos trabalhadores em espaços que podem oferecer riscos à saúde e à segurança física dos profissionais. Sua função é prevenir acidentes e doenças ocupacionais, bem como mitigar riscos no ambiente de trabalho.

São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.

Quais são os equipamentos de proteção coletiva?

  1. Exaustores para gases e vapores. ...
  2. Placas sinalizadoras. ...
  3. Piso antiderrapante. ...
  4. Sistema de purificação do ar. ...
  5. Protetor de partes moles das máquinas. ...
  6. Enclausuramento. ...
  7. Sistema de proteção contra agentes químicos.

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

EPCs para eletricidade

  • Cone de sinalização. A finalidade desse equipamento é a sinalização de eventuais áreas de risco, orientando o fluxo das pessoas em segurança. ...
  • Fita de sinalização. A finalidade da fita de sinalização é semelhante à do cone. ...
  • Grade metálica dobrável. ...
  • Banqueta isolante. ...
  • Manta isolante. ...
  • Extintor de incêndio.

Ao contrário dos EPIs, os EPCs abrangem todos os trabalhadores e pessoas que eventualmente venham a circular pelo lugar, seja para uma visita ou por outros motivos. O intuito principal é proteger o local de trabalho, evitando que acidentes possam ocorrer naquele ambiente.

O uso de EPCs nos estabelecimentos de saúde é de fundamental importância, pois eles reduzem acidentes de trabalho, contribuem com a prevenção de doenças, melhoram as condições laborais, oferecem comodidade, promovem a eficácia e a eficiência na execução das atividades e, ainda, representam baixo custo a longo prazo.

A implementação do EPC é responsabilidade do empregador e a NR9 é a norma que trata sobre a implementação dos mecanismos necessários para eliminação de riscos no ambiente de trabalho. A NR9 orienta como deve ser elaborado e implementado o PPRA – Programa de prevenção e Riscos Ambientais.

Quais normas mencionam o EPC? Os Equipamentos de Proteção Coletiva são mencionados em duas Normas Regulamentadoras importantes: a NR 4 e a NR 9.

Exemplos de EPC's: Placas e objetos de sinalização, grades, sirenes, cones, linhas de vida, faixas de segurança, cadeados, ventiladores e exautores, tapetes isolantes, varas de manobras etc.

Além de fornecer os equipamentos de proteção coletiva, a empresa tem o dever de garantir que eles sejam adequados e suficientes para a proteção dos trabalhadores. Também é responsabilidade da empresa inspecionar e realizar a manutenção dos EPCs, garantindo que estejam em boas condições de uso.

A não utilização desses equipamentos pode causar danos graves aos colaboradores, e um alto custo para a empresa. exemplo, ocasionar a perda de audição parcial ou total se expondo a ruídos intensivos. estiverem usando os equipamentos ou estiverem, mas de forma errada a empresa pode sofrer multas e até ser interditada.

Diferenças entre EPI e EPC
É que os EPIs atuam na proteção direta do colaborador, minimizando acidentes e riscos físicos. Já os EPCs são utilizados para a proteção coletiva do ambiente de trabalho. Eles também indicam riscos presentes no ambiente.

O poliestireno expandido, também chamado de EPS Isopor®, é mundialmente utilizado na fabricação de equipamentos de proteção. Entenda as propriedades do material e como ele pode contribuir com a proteção da sua equipe e a prevenção de riscos do ambiente de trabalho!